Tecnologia na área da saúde: como ajuda na prática dos alunos de graduação?

O uso da tecnologia na área da saúde é um importante recurso para trazer melhorias. As novas ferramentas podem beneficiar tanto os estudantes quanto os profissionais em exercício. A população também usufrui de seus benefícios, recebendo um atendimento completo, com qualidade e eficiência.
Os cursos das áreas da saúde necessitam de uma grande estrutura para permitirem o aprendizado. Com a tecnologia, isso se torna mais simples, de modo que os alunos tenham as experiências práticas necessárias para desenvolverem seus conhecimentos.
Assim, é possível compreender os problemas que afetam a saúde humana de maneira mais ampla, manter o aprendizado aprofundado e oferecer o bom atendimento mesmo quando existirem restrições. Como um serviço essencial, a área deve se reinventar para oferecer sempre o melhor cuidado às pessoas.
Saiba neste texto qual é a importância da tecnologia para a saúde e alguns exemplos práticos de como ela pode ser usada. Boa leitura!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE?

O uso da tecnologia na área da saúde não é algo novo. Contamos com diversas ferramentas que permitem analisar em detalhes o corpo humano e suas demandas. A união das duas áreas traz soluções importantes para ambas, aprimorando a atividade dos profissionais da saúde e garantindo o melhor tratamento aos pacientes.
Portanto, a tecnologia torna possível detectar doenças, desenvolver e aplicar tratamentos e determinar medidas preventivas. Desse modo, percebemos que ela é fundamental e deve ser cada vez mais explorada para trazer melhorias ao setor.
Nesse contexto, não se tem o objetivo de substituir a interação entre o profissional e o paciente. A tecnologia traz recursos precisos para o diagnóstico, procedimentos seguros e tratamentos adequados, com o acompanhamento de uma pessoa com formação específica.
Dessa maneira, o seu uso deve acontecer desde a graduação, a fim de permitir uma experiência mais prática e realística aos alunos, de maneira simples. Além disso, a tecnologia pode se adaptar facilmente a diversas situações, portanto, recursos online permitem o aprofundamento dos estudos e a sua continuidade a qualquer hora e lugar.

COMO A TECNOLOGIA TEM AJUDADO ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE?

Como vimos, a tecnologia é essencial na área da saúde e em uma educação inovadora. Agora, conheça alguns exemplos de aplicações dos recursos mais modernos para favorecer o aprendizado e oferecer contribuições aos profissionais e à população.

FISIOTERAPIA — ATENDIMENTO VIA TELECONSULTA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

As teleconsultas ainda estão sendo implementadas, porém, mostram-se muito promissoras. Isso porque permitem o atendimento de qualidade em regiões de difícil acesso ou em situações nas quais não seja possível realizar o atendimento presencial.
Um exemplo de situação em que a teleconsulta se tornou essencial é na necessidade de isolamento social e de cuidados emergenciais com a saúde devido à pandemia do novo coronavírus. Para suprir essa necessidade, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº467 de 2020, autorizou as teleconsultas em caráter excepcional.
Existe um cuidado ético para os atendimentos online serem feitos com respeito à dignidade e à saúde das pessoas, garantindo uma atenção de qualidade. Por isso, durante a graduação é preciso que os alunos aprendam a lidar com essa nova forma de exercer sua função.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) também autorizou pela Resolução nº 516 de 2020 a realização de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento. Afinal, a fisioterapia respiratória é muito importante para os cuidados com a saúde, especialmente no enfrentamento contra o coronavírus.

FISIOTERAPIA — CARTILHAS SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE

A elaboração de cartilhas sobre cuidados com a saúde é muito importante para oferecer o melhor atendimento. Elas podem ser usadas com o objetivo de orientar os profissionais sobre como procederem em situações específicas ou serem direcionados à população, tendo uma linguagem mais acessível.
O Coffito disponibiliza diversas cartilhas aos fisioterapeutas, que ajudam a atuarem de maneira ética e alinhada com as normas específicas. Os profissionais também podem elaborar materiais para serem disponibilizados à população, trazendo os conhecimentos necessários relacionados aos cuidados básicos à saúde.
Quem está na graduação pode participar da elaboração desses materiais, além de estudar a partir das orientações dos órgãos oficiais. Nesse sentido, a tecnologia permite a disseminação da informação de diferentes maneiras, o que é essencial para a área da saúde.

NUTRIÇÃO — ELABORAÇÃO DE GUIAS VIRTUAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação é a base para a boa saúde. Por isso, é importante que informações confiáveis, acessíveis e de qualidade a respeito do tema sejam distribuídas. A tecnologia é importante para isso ser feito com maior alcance.
Os estudantes de nutrição podem pensar nas melhores práticas, considerando as características regionais e culturais, para elaborarem guias adequados. É possível usar ferramentas também para ter maiores detalhes a respeito das necessidades específicas do paciente, o que permite um programa personalizado.
É válido destacar que todas as atividades dos profissionais da área da nutrição devem seguir as normas do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que orienta a respeito das boas práticas.

ENFERMAGEM — PRODUÇÃO DE NOTAS TÉCNICAS SOBRE DESINFECÇÃO DE MATERIAIS

Conhecer os procedimentos adequados para a desinfecção e os cuidados com os materiais nessa área é fundamental. Além do mais, a saúde humana é muito dinâmica, a ciência avança, novas doenças surgem e as orientações a respeito das ações mudam. Por isso, é importante que os profissionais e alunos da enfermagem mantenham estudos constantes.
Um dos papéis de quem atua nesse setor é a produção de notas técnicas sobre a desinfecção de materiais. Elas são feitas a partir de minuciosas investigações, que buscam chegar nos procedimentos mais eficazes e seguros.
Dessa maneira, é possível oferecer apoio aos profissionais e preservar a sua saúde. Os estudantes e pesquisadores têm a responsabilidade de desenvolverem e disseminarem os conhecimentos necessários para essa ferramenta.
Portanto, a tecnologia na área da saúde é fundamental para o aprendizado acontecer mesmo diante de situações adversas. A tecnologia permite estudos aprofundados e com qualidade em diferentes contextos, o que torna o seu uso essencial para as instituições de ensino superior.
A UVA busca sempre inovar em seu ensino e usar a tecnologia para oferecer o melhor aprendizado aos estudantes. Entre em contato e conheça mais sobre os nossos cursos.