Portfólio de arquitetura: o que é e como desenvolver

  • arquitetura
  • como desenvolver
  • portfólio

Se você está no meio do seu curso de arquitetura, ou se está em busca de maiores informações sobre o trabalho de um arquiteto para ingressar na área, com certeza já ouviu falar em portfólio. 

 

Seja para ter um escritório, para trabalhar como freelancer ou até mesmo para se candidatar a algumas vagas, o portfólio é indispensável para a carreira do arquiteto.  

 

É por isso que saber como montar o seu do zero e entender qual a importância desse item para divulgar suas habilidades são alguns dos desafios de quem está dando seus primeiros passos na área. 

 

Para te ajudar nessas questões, você vai descobrir nas próximas linhas:  

 

• O que é o portfólio de arquitetura? 

 

• Como fazer o seu? 

 

Como a UVA te ajuda desde a graduação a montar seu portfólio?  

 

Se você quer construir um portfólio campeão, aproveite este artigo!  

 

 

O que é um portfólio de arquitetura? 

 

O portfólio é um tipo de documento que reúne seus principais projetos e trabalhos como arquiteto, paisagista, urbanista, designer de interiores e todas as áreas relacionadas ao mercado.  

 

Em geral, o portfólio inclui seus principais trabalhos, evidencia suas habilidades profissionais e traz informações acadêmicas e profissionais, podendo ser impresso, online ou de ambas as formas. 

 

Esse documento pode ser utilizado tanto para empresas mostrarem seus trabalhos quanto para profissionais autônomos e freelancers, o que permite que o cliente ou contratante avalie suas competências e o contrate para execução de novos projetos.  

 

Em outras palavras, o portifólio é uma espécie de documento similar a um currículo, com a vantagem de apresentar recursos visuais de apoio para a escolha do profissional.  

 

Mais do que apresentar suas qualificações e experiências anteriores, dentro do portfólio é possível mostrar o resultado desses trabalhos.  

 

O portfólio de arquitetura é, portanto, uma vitrine para o arquiteto expor suas habilidades e diferenças em relação a outros profissionais do mercado.  

 

Entretanto, mesmo que você não tenha experiência e ainda esteja iniciando seu contato com projetos na graduação, já é possível fazer o seu próprio portfólio a partir de projetos acadêmicos e fictícios.  

 

Veja como iniciar a montagem do seu portfólio desde a graduação sem perder nenhuma oportunidade por ainda não ter experiência profissional.  

 

 

Como construir o seu portfólio desde a faculdade?

 

Ao iniciar a graduação em Arquitetura e Urbanismo, o estudante é instruído pelo corpo acadêmico, por meio de diversas disciplinas que compõem o curso, a fazer projetos nas mais variadas áreas e segmentos da construção civil.  

 

Um arquiteto pode se tornar paisagista, restaurador de edifícios, trabalhar em planejamento urbano, arquitetura política e diversas outras áreas. 

 

Para conseguir os primeiros trabalhos, a sua porta de entrada será um portfólio com projetos focados na área de atuação profissional do seu interesse.  

 

Portanto é importante aproveitar essas disciplinas e projetos acadêmicos para fazer o seu primeiro portfólio. 

 

O primeiro passo é definir qual será o formato do seu portfólio. Dentre as possibilidades, você pode: 

 

• Fazer um site reunindo seus principais projetos e informações profissionais;  

 

• Criar um portfólio no Behance;  

 

• Fazer um portfólio em PDF; 

 

• Criar uma rede social que atue como um portfólio;  

 

• Fazer um documento impresso.  São várias as opções para você escolher aquela que mais combina com você e com o seu formato para captar novos clientes – online, offline ou das duas formas.  

 

Em seguida, você vai definir qual será o seu foco com esse portfólio: você vai optar por uma área de atuação específica ou vai iniciar no mercado como um profissional mais generalista?  

 

A partir dessa definição, você saberá quais projetos escolher para colocar em seu documento – se serão apenas projetos de paisagismo, por exemplo, ou se terá projetos de variados formatos.  

 

Por fim, não se esqueça de conversar com professores para que eles avaliem seus projetos, deem suporte e orientação e lhe passem mais trabalhos para serem desenvolvidos.  

 

Além da sua proatividade para fazer seus próprios projetos a partir do que foi aprendido em sala de aula, aproveite também os trabalhos acadêmicos para incluir no seu portfólio de arquitetura.  

 

Assim, antes mesmo de se formar, você já consegue se preparar com prática para o mercado de trabalho, tirando o máximo proveito da graduação.  

 

 

Pontos principais de um portfólio campeão 

 

Além de fazer o seu portfólio no formato mais adequado para seus objetivos e para expor seus trabalhos, é preciso ter alguns cuidados para que o documento seja completo, convincente e interessante para quem o receber. 

 

Lembre-se: o portfólio é uma experiência extremamente visual e importante para mostrar suas habilidades na prática, além da formação.  

 

Por isso, deve ser completo e visualmente atrativo. Dentre os principais pontos de um portfólio de arquitetura campeão, não podem faltar:  

Cuidado com o design e uma identidade visual forte ao longo de todo documento, pois torna prazerosa a experiência de ter contato com seu trabalho e já expressa um pouco dos seus valores e da sua área de identificação na arquitetura;  

 

• A sua apresentação e, antes de expor os projetos, tenha uma área dedicada ao seu currículo, para mostrar quem é você, sua formação e qualificações;  

 

• Objetividade para apresentar seus projetos, mostrando apenas aqueles que fazem mais sentido para você e que você acredita que serão mais atraentes para o cliente ou futuro chefe;  

 

• Cuidado com o que você vai mostrar, com atenção para selecionar imagens 3D, plantas humanizadas, croquis ou o que fizer mais sentido para mostrar seu trabalho; 

 

• Conte histórias através do portfólio, de maneira sucinta e clara, conte o que está por trás de cada projeto e escolha feita por você;  

 

• Um pedido de revisão para amigos, colegas de sala e professores antes de começar a mostrar seu portfólio de arquitetura para o mercado de trabalho.  

 

Com estes 6 passos, você consegue construir um portfólio campeão que vai se destacar e te proporcionar as melhores vagas de trabalho e bons projetos ainda na faculdade.  

 

 

Conte com a UVA para se destacar, arquiteto!  

 

Ao longo dos 5 anos de duração do curso de Arquitetura e Urbanismo da UVA, o aluno tem contato com disciplinas práticas que o preparam para montar um portfólio campeão.  

 

Em geral, você poderá contar com nossas parcerias estratégicas com escritórios de arquitetura, lojas, revistas especializadas e prática profissional para impulsionar seu conhecimento e desenvolver seus primeiros projetos para o seu portfólio.  

 

Além disso, ao longo de todo o curso, as atividades contam com visitas técnicas, palestras, eventos da área, projetos de pesquisa, monitoria, seminários e congressos para ampliar o contato com a prática.  

 

Somada a essas vantagens, o estudante ainda conta com formação de projetos prototipados em laboratórios 3D e alta carga horária em disciplinas como computação gráfica e IBM. 

 

Ou seja: você terá diversas oportunidades diferentes para iniciar a construção do seu portfólio dentro da UVA, com suporte de nosso corpo docente altamente qualificado.  

 

Venha conhecer mais detalhes do nosso curso de Arquitetura e Urbanismo 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller