Como utilizar o LinkedIn para impulsionar a sua carreira?

Você sabe qual é a rede que faz parte da rotina de mais de 48 milhões de brasileiros? Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a resposta não é o Facebook ou o Instagram. Segundo o relatório do We Are Social, esse é o alcance do LinkedIn no nosso país — e a previsão é de que o número só aumente nos próximos anos.
Não é à toa que cada vez mais as pessoas querem saber como utilizar o LinkedIn para dar um gás em suas carreiras. Afinal, essa rede social é voltada, justamente, para que profissionais façam networking, encontrem oportunidades de trabalho e divulguem as conquistas e experiências no mercado.
Se você compartilha desse interesse, saiba que este post poderá ser muito útil. Acompanhe e anote as nossas dicas!

MANTENHA SEU PERFIL ATUALIZADO

Já acessou a plataforma e fez o cadastro? Excelente. Porém, isso não basta. Você deve manter o seu perfil sempre atualizado, alterando, quando necessário, tanto os dados pessoais quanto as informações sobre formação e experiência de trabalho.
Também é importante não deixar as demais seções disponíveis em branco, como o resumo sobre quem é você e quais os seus objetivos de carreira, além das abas de competências, recomendações e de conquistas. Tenha em mente que tudo isso ajuda a apresentar você como pessoa e, principalmente, como profissional.
Afinal de contas, no LinkedIn, o perfil de um usuário funciona como um currículo online, disponível para ser acessado 24 horas por dia. Se você se candidata a uma vaga divulgada por alguma empresa nessa rede social ou começa a seguir profissionais com os quais gostaria de trabalhar, pode ter certeza: o seu perfil receberá visitas. Logo, não dá para desperdiçar a oportunidade de causar uma boa impressão, não é mesmo?

ACOMPANHE AS EMPRESAS DE SEU INTERESSE

Um dos diferenciais do LinkedIn é, justamente, a presença das empresas. Porém, ao contrário do que acontece nas demais redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter etc.), elas não estão ali com foco em atrair clientes e vender produtos. O real intuito é fazer conexões com profissionais que podem se tornar futuros colaboradores.
É por isso que as páginas dessas companhias divulgam os prêmios que conquistam, mostram os processos de inovação nos serviços que oferecem e revelam como são os ambientes de trabalho nas matrizes e filiais. Em muitos casos, apresentam alguns dos principais funcionários, compartilham oportunidades de novos estágios, empregos e muito mais.
Ou seja, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre esse outro lado das organizações e, ainda, informar-se sobre a realidade daqueles locais em que gostaria de atuar. Portanto, não deixe de acompanhar as companhias que são do seu interesse.

PRODUZA CONTEÚDO

Separe algumas horas da sua semana para produzir conteúdos para o LinkedIn, como artigos, vídeos e imagens, nos quais você discute assuntos relevantes para os profissionais dessa rede. Isso é importante, pois é uma forma de ganhar visibilidade, fazer novos contatos e, até mesmo, chamar a atenção de empresas.
Alguns exemplos do que você pode abordar são:
  • criação e atualização de um bom currículo;
  • desafios da sua área de formação;
  • empregos disponíveis para recém-formados;
  • dúvidas sobre pós-graduação;
  • mudanças no mercado de trabalho;
  • as principais e mais desejadas qualidades profissionais.
Além disso, é uma ótima prática abordar assuntos que viralizam na internet e que têm relação com o seu ramo. Isso desperta a curiosidade dos seus seguidores e aumenta o engajamento com as suas publicações.

RELACIONE-SE COM SUA REDE

Quando falamos sobre como utilizar o LinkedIn, não dá para deixar de mencionar o investimento no relacionamento com a sua rede. As pessoas que você adiciona ao seu perfil não devem ser esquecidas, ou mesmo, ignoradas. É essencial que você interaja com os conteúdos que elas criam, curtindo, comentando e compartilhando esses materiais.
Afinal, além de conquistar maior proximidade com esses profissionais — que atuam na área de atuação que você escolheu seguir —, isso ainda funciona como estímulo para que eles também façam a mesma coisa com você. Assim, mais usuários tendem a conhecer o seu perfil e, consequentemente, a acompanhar as suas publicações.
Você também pode criar grupos e adicionar os seus contatos para discutir assuntos da profissão e da preparação para o mercado de trabalho, estreitando ainda mais os laços com eles. Que tal?

SIGA PROFISSIONAIS INSPIRADORES

Possivelmente você admira alguns profissionais por conta da jornada de evolução que tiveram na carreira ou por serem nomes responsáveis por diversas criações e tendências na sua área de formação, certo?
Então, pesquise por eles e comece a segui-los. Além de servir como inspiração diária, as páginas deles vão trazer conteúdos importantes — e, muitas vezes, visionários — sobre como anda o mercado, os desafios das empresas na era digital, as habilidades e competências que o profissional do futuro deve ter para se destacar etc.

FAÇA AS AVALIAÇÕES DO LINKEDIN

A nossa sexta dica de como utilizar o LinkedIn envolve fazer as avaliações de conhecimento e habilidade que a plataforma disponibiliza na aba competências e recomendações. Existem vários testes e eles servem para você comprovar a sua afinidade e o seu domínio em relação às novas tecnologias.
O melhor de tudo é que, ao ser aprovado, você recebe um selo que destaca o seu perfil em relação aos demais. Isso faz a diferença quando você participa de processos seletivos feitos nessa rede social.

APRENDA ALGO NOVO COM O LINKEDIN LEARNING

Por fim, não deixe de aprender coisas novas com o LinkedIn Learning, uma extensão da rede social que traz cursos — todos eles a distância — que ajudam a desenvolver competências profissionais, sociais e emocionais para atuar nos mais diversos ambientes de trabalho. Essa é uma boa forma de enriquecer o seu currículo e se capacitar para atender às exigências e às necessidades das empresas.
Viu só como utilizar o LinkedIn não é algo complicado? Portanto, aproveite essa rede para divulgar seu perfil, construir reputação para o seu nome e aumentar as suas oportunidades profissionais. Não se esqueça: ao fazer cursos para complementar o seu currículo, compartilhe a novidade na plataforma, faça conteúdos novos sobre o que você estudou e deixe acessíveis os seus certificados.
Gostou do nosso post? Então, aqui vai uma sugestão de conteúdo para a sua próxima leitura: livros sobre carreira profissional que você não pode deixar de conferir!