As principais abordagens da Psicologia

  • abordagens
  • áreas de atuação
  • psicologia

Nos últimos anos, a área da Psicologia cresceu muito, atraindo mais e mais pessoas que desejavam construir suas carreiras e atuar no auxílio a pacientes com distúrbios e problemas emocionais, mentais ou de personalidade.  

 

De acordo com um estudo divulgado pelo Censo da Educação Superior, entre os anos de 2012 e 2016, o número de jovens que optaram por se dedicar ao curso superior de Psicologia cresceu 25,8%, demonstrando como a área está em franca expansão no país. 

 

Atualmente, já são mais de 398 mil psicólogos formados e registrados nos Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil, atuando nas mais diversas abordagens.  

 

Posicionada como uma das principais profissões do futuro, a Psicologia possui várias vertentes capazes de analisar a mente humana e avaliar as questões psíquicas de formas diferentes, trazendo aos profissionais diferentes abordagens para se especializar.  

 

Se você está pensando em fazer faculdade de Psicologia e quer saber mais sobre as diferentes abordagens às quais um psicólogo pode se dedicar, acompanhe este artigo e confira quais as principais vertentes da atualidade e compreenda qual delas mais tem a ver com você. Confira. 

 

As cinco principais abordagens da Psicologia no cenário atual 

Durante a faculdade, os alunos de Psicologia aprendem sobre as diferentes teorias psicológicas e sobre o desenvolvimento do pensamento da área de acordo com a história.

 

Teorizadas por vários psicólogos ao longo dos anos, cada uma das abordagens da Psicologia encara o paciente com aspectos diversos, trazendo técnicas diferentes a fim de estudar o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções.  

 

Cada vertente possui um tipo de abordagem distinta, transformando as estratégias utilizadas nas próprias sessões de terapia, que vão variar de acordo com a abordagem escolhida pelo profissional.  

 

De modo geral, entre as cinco abordagens mais comuns estudadas pelos psicólogos na atualidade, temos: 

 

Psicanálise

Uma das abordagens mais famosas, a Psicanálise, criada por Sigmund Freud, é considerada a primeira escola de psicoterapia.  

 

Nela, o objetivo do profissional é ajudar o paciente a ter mais consciência sobre seus padrões de pensamentos, identificando comportamentos anteriormente inconscientes e liberando emoções reprimidas.  

 

Essa teoria de Freud se baseia no conceito de mente inconsciente e julga que os problemas podem estar enraizados na mente, estimulando o paciente a falar sobre eles para que possa compreendê-los e assim se desvencilhar dessa realidade limitante. 

 

Essa realidade pode ter origem na infância ou em experiências traumáticas, criando pensamentos que influenciam nossas atitudes e pode levar a sintomas negativos para a saúde mental. 

 

Análise Junguiana ou Psicologia Analítica

Cunhada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a Psicologia Analítica é uma teoria voltada para o equilíbrio das relações entre o mundo externo e interno, em que o profissional atua em conjunto com o paciente para buscar sua essência.  

 

A teoria tem como base o alinhamento entre o consciente e o inconsciente do paciente, no qual o psicólogo analisa o significado de cada pensamento e encontra explicações e perspectivas além do óbvio para as emoções que são sentidas por ele.  

 

Outra característica da Psicologia Analítica é o estudo dos sonhos, com o objeto principal de compreender a problemática demonstrada nesse processo do inconsciente e avaliar quais pensamentos o levaram até ali. 

 

Neste ponto, para estimular a imaginação, o profissional utiliza técnicas da metodologia da imaginação ativa, geralmente ligadas às artes. Normalmente, a abordagem é indicada para quem busca um autoconhecimento profundo. 

 

Terapia Cognitivo-Comportamental 

Criada por Aaron Beck, a Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu com o objetivo principal de auxiliar pacientes que apresentavam quadros de depressão. Sua busca era principalmente acolher essas pessoas e ajudá-las a compreender suas emoções a fim otimizar o tratamento dos sintomas da depressão.  

 

Atualmente, essa vertente se expandiu e pode ser aplicada para o tratamento de muitos outros transtornos e distúrbios, justamente por conta dessa abordagem diferente, que foca no estudo e compreensão de pensamentos distorcidos e negativos, assim como traumas que podem influenciar no seu pensamento atual. 

 

Behaviorismo 

Com um olhar voltado para o estudo do comportamento dos pacientes, o behaviorismo é uma linha da Psicologia fundada por Burrhus Frederic Skinner e diz que o ser humano pode mudar seu comportamento de acordo com o ambiente em que está inserido. 

 

Essa teoria apresenta o conceito do condicionamento e da reação, que diz como podemos ser condicionados a reagir de uma forma determinada de acordo com um estímulo externo, repetindo essa mesma reação sempre que o estímulo seja repetido.  

 

Psicologia Humanista

A Psicologia Humanista surgiu como reação à abordagem Behaviorista e Psicanalítica, originada por Abraham Maslow e Carl Rogers.  

 

Nela, os profissionais buscam humanizar o aparelho psíquico do paciente, afirmando que as pessoas possuem consciência do mundo que as cerca, comportando-se com livre arbítrio e exercitando seu poder criativo dentro dos padrões de comportamento.  

 

A teoria contraria a ideia de que os seres humanos são condicionados pelo mundo externo, dizendo que as pessoas estão em constante busca para se autodesenvolver e para se tornar realizador, mesmo dentro das necessidades mais básicas para a sobrevivência da pessoa. 

 

Com isso, a abordagem foca em ajudar o paciente a compreender o que ele possui dentro de si e visualizar o que poderia ser muito melhor, visando o desenvolvimento dos pacientes para que eles possam alcançar seu máximo potencial.  

 

Viu como as abordagens da Psicologia podem ser muito diferentes entre si? Na verdade, todas elas apresentam excelentes resultados nos mais diferentes tipos de tratamento, oferecendo grandes chances de sucesso para seus profissionais. 

 

Para escolher entre as teorias, ainda durante a faculdade, o aluno deve estudá-las e compreender quais mais despertam sua paixão, elevando sua compreensão dos aspectos humanos. Dessa forma, você se prepara para ajudar seus pacientes com mais empatia e visão. O principal é que, antes de mergulhar de cabeça nessa área, você precisa se sentir seguro da sua escolha profissional na área de humanas. 

 

 

Agora que você aprendeu mais sobre o curso, a profissão e as diferentes abordagens de um psicólogo no mercado, conheça mais sobre o curso de Psicologia da UVA. 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller