6 melhores filmes de motivação para inspirar sua carreira!

Que profissional não quer a carreira dos sonhos, não é mesmo? Mas, às vezes, só de pensar em todo caminho que precisa ser percorrido até lá, bate aquele desânimo e desmotivação. Se esse é o seu caso, é melhor respirar fundo e lembrar de que seu futuro não se formará sozinho. Você precisa dar aquela mãozinha para conquistar oportunidades.
Se tiver em busca de inspiração, encontrou o texto certo. Confira a lista que preparamos com alguns dos melhores filmes de motivação e, como bônus, as características que conseguirá com cada um deles!

VEJA 6 FILMES SOBRE MOTIVAÇÃO PARA SE INSPIRAR

Tem coisa melhor que ligar a TV em algum filme e distrair a cabeça? Saiba que você pode tirar boas lições com as narrativas e até aprender o que não fazer com os erros dos personagens. E quer uma notícia melhor ainda? Existem diversas produções para isso à sua disposição, basta escolher.
Tome como exemplo os filmes sobre motivação que listamos a seguir!

1. À PROCURA DA FELICIDADE

Cada pessoa tira a sua motivação de um lugar — e vemos bem isso nesse filme. Chris Gardner tem um filho para cuidar e esse é o impulso que o leva a perseguir uma nova carreira, mesmo com todos os desafios que encontra. Já pensou em trabalhar sem receber só para ganhar experiência? O personagem faz isso para ter a sua grande chance.
Se você está pensando que isso só existe na ficção, saiba que essa é uma história adaptada da vida real. Existem diversas figuras como Chris Gardner que começaram seus impérios do nada e cresceram a partir dos próprios esforços. Pode ter certeza de que, ao ver À procura da felicidade, seus ânimos chegarão ao extremo. Que tal começar seu próprio negócio logo em seguida?

2. O PREÇO DO AMANHÃ

Quantas vezes já ouvimos que tempo é dinheiro, não é mesmo? Em O preço do amanhã, essa máxima é mais que verdadeira. Afinal, cada pessoa tem um contador no braço que a permite comprar suprimentos, pagar contas e assim por diante. Ele começa a funcionar assim que ela completa 25 anos, oferecendo 1 ano como “bônus”. O restante deve ser conquistado com trabalho.
Nele, vemos o abismo que existe entre as classes sociais. Por outro lado, é possível pensar no que fazemos com o nosso tempo e como ele poderia ser melhor aproveitado para adquirir conhecimentos.
Com o tema desse filme, você ainda pode aproveitar para fazer uma boa redação no vestibular. A dica é tratar sobre as relações do capitalismo, da divisão de bens na sociedade, ou mesmo, algo mais subjetivo, como a influência da gestão do tempo na qualidade de vida e no bem-estar de uma pessoa.

3. APENAS UMA CHANCE

Alguns problemas marcam as nossas vidas e podem até nos colocar para baixo, gerando graves consequências. O bullying e brigas familiares são bons exemplos. Paul encontrou na música a sua motivação e batalhou para que essas questões não o impedissem de seguir seus sonhos.
Com esse filme, você pode aprender a tratar suas oportunidades como uma grande chance de sucesso e investir nelas com todos os seus esforços. Seja para conquistar vaga naquela universidade do Rio de Janeiro que tanto admira, seja por um emprego com alta remuneração, confie no seu potencial.

4. O DISCURSO DO REI

Já teve aquela sensação de que não consegue falar em público de maneira alguma? Esse era o caso do rei George VI — isso mesmo, problemas surgem até na realeza. Pois bem, para assumir suas responsabilidades, de fato, precisava desenvolver sua comunicação, uma das habilidades importantes para quase toda profissão.
Uma das boas lições desse filme é o poder da superação. Além de vencer a gagueira para falar, George precisou contornar seu orgulho e aceitar ajuda para conquistar seu objetivo. Isso prova que, às vezes, a visão de alguém de fora pode fazer diferença para solucionar nossos problemas.

5. SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE

Quer motivação melhor do que a própria vida? Também podemos nos inspirar com a vida de Martin Luther King, que lutou com todas as forças pela igualdade racial nos Estados Unidos. Suas falas continuam bastante atuais e é bem provável que atravessem as décadas ajudando as pessoas em suas jornadas.
Em sua história, retratada pelo longa-metragem, diversas injustiças o cercavam e ele podia muito bem aceitar calado. Porém, fez questão de disseminar mensagens contra a violência e a desigualdade.

6. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO

Pode até parecer clichê, mas acontece com frequência: muitas pessoas se acomodam com pouco porque não se permitem sonhar ou, porque a sociedade aposta contra suas condições. Jamal se viu nessa situação. De origem humilde e sem muita instrução, ninguém podia imaginar que ele se daria bem em um programa de conhecimentos.
A verdade é que ele só conseguiu as respostas a partir de experiências — e essa pode ser a sua motivação para realizar diversas atividades no dia a dia. Até curiosidades, aparentemente inúteis para o currículo, podem servir para quebrar o gelo em uma entrevista de emprego, conquistar a confiança de seus colegas de trabalho e assim por diante.

SAIBA AS CARACTERÍSTICAS QUE A MOTIVAÇÃO AJUDA A DESENVOLVER

Histórias realmente inspiradoras, não é mesmo? Temos certeza de que você aplicará muitos dos ensinamentos em sua carreira. Para além disso, existem algumas características bastante valiosas para o mercado de trabalho e que podem ser desenvolvidas com uma boa dose de motivação. Veja só!

PERSISTÊNCIA

Vimos que muitos dos personagens só conquistaram o sucesso por conta da persistência, não é mesmo? Correr atrás do que você deseja nem sempre será fácil — e aprenderá isso logo quando der os primeiros passos na sua jornada. Algumas negativas e fracassos até podem aparecer, mas será essa competência que o manterá firme em seus objetivos, aprendendo cada vez mais.

FOCO

Sem foco e concentração, não há persistência que resista. A motivação anda ao lado dessas duas palavras e podemos dizer que até mesmo se complementam. Dessa forma, consegue seu lugar ao sol sem desviar o caminho, definindo prioridades e não medindo esforços para essa vitória.

CONFIANÇA

Como vimos com alguns dos filmes, quando você se motiva para realizar um objetivo, a confiança é quase que um resultado imediato. Afinal, é com essa habilidade que consegue se posicionar, mostrar seu potencial e melhorar o que for necessário.
Viu só como os melhores filmes de motivação podem tanto ensinar quanto divertir? Prepare um local confortável para fazer sua maratona e reflita sobre os aprendizados dos personagens. Sobretudo, não deixe de aplicá-los em sua vida e, no futuro, em sua carreira também.
Gostou da nossa lista? Nós não paramos por aqui! Temos conteúdos valiosos para você se inspirar e adquirir conhecimentos para sua carreira. Receba-os em primeira mão ao assinar a newsletter.