Você está aqui

Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade

  • Próxima turma: 1º semestre de 2019
  • Duração: 18 a 24 meses
  • Habilitação: Mestrado
  • Campus e turno: Tijuca – sexta-feira, das 9h às 17h
  • Investimento: 24 parcelas de R$ 1.707,72

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

O Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida qualifica os profissionais para o atual mercado de trabalho nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais pelo do aprofundamento da prática profissional aliado à pesquisa, formando mestres aptos a desenvolver uma ampla visão de sua profissão.

 

Público-alvo:

O Programa de Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA visa aprimorar a formação profissional de portadores de diploma de cursos de graduação em diferentes áreas do saber, dentre elas: Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Comunicação Social, Direito e Letras.

 

Nosso desafio:

O grande desafio proposto neste programa está baseado no seu compromisso de favorecer uma atuação reflexiva, crítica e transformadora, necessária à formação de profissionais que pretendem atuar em diferentes contextos sociais, considerando os aspectos éticos.

E vai além: promove a produção científica e a pulgação da prática dos profissionais, favorecendo a troca de experiências entre diferentes áreas, a partir do enriquecimento da qualificação dos futuros mestres nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais, por meio do aprofundamento desta prática aliado à formação em pesquisa.

 

Aptidões e competências adquiridas:

  • Capacidade de criar e transformar formas de atuação, a partir da reflexão e da pesquisa, de acordo com o contexto de sua prática profissional.
  • Aptidão para identificar e integrar as possíveis contribuições interdisciplinares nos estudos teóricos e na prática profissional.
  • Habilidade de avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos persos setores da saúde e na sociedade em geral.
  • Conhecimento dos principais operadores da psicanálise.
  • Preparação para avaliar as interações entre subjetividade, cultura e sociedade.
  • Capacidade de aperfeiçoar os procedimentos de pesquisa.
  • Competência para desenvolver a prática docente.
  • Habilidade para aliar técnica e ética em sua prática profissional.

Psicanálise e Saúde

 

Esta área possui disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que contribuem para o desenvolvimento técnico-científico da prática dos profissionais de saúde, a partir das contribuições teórico-práticas da Psicanálise.

 

Psicanálise e Sociedade

Esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico com outras áreas do saber. Compreende todos os estudos, as disciplinas, os projetos de pesquisa e as atividades de extensão que promovem análise dos fenômenos sociais, especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.

Diferentes práticas sociais podem ser analisadas, criadas e transformadas pelas contribuições das pesquisas desta área.

       Coordenação

       Profa. Ana Maria Rudge

       E-mail: [email protected]  |  [email protected]

 

Corpo Docente

Ana Maria De Toledo Piza Rudge
Currículo Lattes

Antonio Luiz Quinet De Andrade 
Currículo Lattes.

Auterives Maciel Junior
Currículo Lattes.   

Betty Bernardo Fuks
Currículo Lattes.                                    

Joana De Vilhena Novaes
Currículo Lattes.                                    

Maria Anita Fontes Lima Carneiro Ribeiro
Currículo Lattes.

Maria Da Gloria Schwab Sadala
Currículo Lattes.

Perla Klautau De Araujo Pimentel
Currículo Lattes.    

Sonia Xavier De Almeida Borges
Currículo Lattes.

Vera Maria Pollo Flores
Currículo Lattes.

Duração estimada: 18 a 24 meses
As linhas de Pesquisa da Psicanálise Saúde e Sociedade:
 

Prática Psicanalítica

Desenvolve estudos avançados da prática clínica em articulação com a teoria psicanalítica. As entrevistas em Psicanálise e o diagnóstico diferencial são abordados a partir da nosografia psicanalítica: neurose, psicose e perversão. Compreende a análise de questões apresentadas na contemporaneidade relativas à psicossomática, saúde da criança e do adolescente, intervenções referentes à saúde em comunidades. Os aspectos relativos às conexões Psicanálise, Direito e Ética são balizadores das pesquisas desenvolvidas.
 
Todos os graduados podem se inserir nesta linha de pesquisa, se desejarem aprofundar-se na teoria e prática psicanalítica.
 

Subjetividade nas Práticas das Ciências da Saúde

Abrange, especialmente, os estudos referentes à constituição do sujeito com a finalidade de fornecer subsídios teórico-práticos para os profissionais das Ciências da Saúde, no que diz respeito às manifestações da subjetividade e suas interrelações com o social e a cultura. A Arte, a Literatura, os Mitos, a Família, as Minorias e as Instituições são focalizados por constituírem campos propícios para as expressões do sujeito. Questões éticas são consideradas.
 
Podem pertencer a esta linha de pesquisa os graduados que possuírem o desejo de aprofundar as questões relativas à subjetividade sob o ponto de vista da Psicanálise na interface com a Saúde Mental e a Saúde Pública.
 

Psicanálise, Sociedade e Práticas Sociais

Estuda as diferentes práticas sociais a partir dos conceitos e operadores da Psicanálise. As teorias relativas à constituição da cultura e o legado freudiano acerca dos grupos e das Instituições são focalizados nas pesquisas desta linha. As tecnologias de Comunicação e Informação, assim como a exposição coletiva do sujeito têm seus efeitos analisados à luz das tendências e perspectivas do mundo contemporâneo. São focalizadas as influências recíprocas entre as ações dos sujeitos e os fenômenos sociais da contemporaneidade.
 
Profissionais interessados na articulação entre o sujeito e o social procedentes de distintas áreas de graduação com o desejo de analisar as práticas sociais no seu âmbito profissional, à luz da Psicanálise, podem se inserir nesta linha de pesquisa.
 

Psicanálise e Arte

Estudos referentes à relação entre as manifestações subjetivas e a criação artística. Estudo teórico de estética e suas relações com a psicanálise. Estudo de caso de artistas; análise de obras literárias, teatrais, de artes plásticas, de música e de dança. Estudos das relações entre arte e outros saberes (ciência, filosofia, linguística, antropologia, etc.) e entre arte e cultura à luz da psicanálise.
 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicitar Info
2

Já escolheu o seu curso de mestrado? Não se esqueça de conferir os documentos necessários para levar na sua inscrição.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Então, preencha a ficha de inscrição!
4

Já viu as instruções para preparar o seu projeto de pesquisa?

Veja aqui todos os detalhes

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando