Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Campus Tijuca
Campus Barra da Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Botafogo

Vem aí a Semana das Soft Skills

Universidade Veiga de Almeida   |    Campus Tijuca Campus Barra da Tijuca Campus Cabo Frio Campus Botafogo

As soft skills são um conjunto de habilidades psicológicas, comportamentais e sociais cada vez mais importantes para estar (e se manter) no mercado de trabalho. Para ajudar quem está procurando emprego, quer se recolocar ou apenas deseja se capacitar, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizará a Semana das Soft Skills, de 27 de setembro a 1º de outubro. A UVA oferecerá dez aulas online, ao vivo e totalmente gratuitas com especialistas de diversas áreas sobre tendências, possibilidades de atuação e habilidades necessárias para se diferenciar no mercado. As apresentações serão transmitidas por videoconferência. As vagas são limitadas.

“No atual cenário, em que enfrentamos duas grandes crises – econômica e sanitária – no Brasil, apresentar e dominar habilidades como empatia, inteligência emocional, comunicação, resiliência, autogestão e colaboração, que vão além do conhecimento técnico, se tornou ainda mais valioso para a colocação do profissional no mercado. Conhecer e desenvolver soft skills pode influenciar não só uma contratação ou a estabilidade profissional, mas também definir os rumos de uma carreira”, ressalta Davino Pontual, diretor de Marketing e Comunicação da UVA.

Abrindo a semana das soft skills, Alexandre Santos Alencar, professor da Universidade Veiga de Almeida, doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduado em Pedagogia e pós-graduado em Mídias e Tecnologia também pela UVA, abordará na segunda-feira (27), às 19h, as competências socioemocionais que destacam profissionais da educação. Também na segunda, às 20h, será a vez de a fisioterapeuta Juliana Bittencourt, professora da UVA e doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falar sobre a formação do fisioterapeuta na atualidade.

Na terça-feira (28), às 19h, Adriano Araújo, coordenador dos cursos de Ciências Contábeis, Logística e Gestão Financeira do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), apresentará as soft skills necessárias para o profissional das áreas contábil e financeira. Na quarta-feira (29), também às 19h, estudantes e profissionais da área de gestão de pessoas terão um encontro marcado com Wagner Sales, professor de Gestão de Recursos Humanos na UVA e doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis na Universidade Federal Fluminense (UFF). As soft skills importantes para a área de Medicina Veterinária serão o tema da aula de Daniel Fábio Salvador, doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador de curso na UVA, também na quarta, às 20h. No mesmo dia e horário, Uebister Guedes, graduado em Educação Física e especialista em Nutrição e Atividade Física na Saúde e Tratamento de Doenças, aprofundará as competências socioemocionais indispensáveis para quem atua no mercado de educação física.

Na quinta-feira (30), às 19h, serão oferecidos dois encontros para quem quer se aprofundar nas soft skills dos profissionais das áreas de tecnologia e de engenharia, com os professores da UVA Claudio Ribeiro da Silva e Edisio Alves Junior. Na sexta-feira (1º), às 19h, Gilberto Duarte, coordenador de Carreiras/Sucesso do Estudante na UVA, falará sobre a área da universidade voltada para o desenvolvimento da carreira do aluno. Encerrando a semana de capacitação gratuita, às 19h30, a nutricionista Vivian Zollar, idealizadora do Nutricionista 4.0 – Desenvolvimento profissional, apresentará as soft skills do nutricionista do futuro.

Para mais informações e inscrições, acesse https://landing.uva.br/semana-soft-skills

SERVIÇO

Semana das Soft Skills

Data: 27 de setembro a 1º de outubro

Horário: A partir das 19h

Local (online): Zoom

Inscrições (gratuitas): https://landing.uva.br/semana-soft-skills

Programação completa:

 

Segunda-feira (27/09)

 

Tema: As competências socioemocionais que destacam profissionais da educação

Horário: 19h

Palestrante: Alexandre Santos Alencar, Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (UERJ). Doutorado sanduíche no LGGE / LSCE (França). Pós-doutorado na USP e período de pós-doutoramento no CCI (EUA). Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Mídias e Tecnologia na Educação pela UVA. Mentor da APECS Brasil. Professor da UVA.

 

Tema: Formação do Fisioterapeuta na atualidade

Horário: 20h

Palestrante: Juliana Bittencourt, Doutora em Saúde Mental, Mestre em Saúde Mental, Pesquisadora do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensoriomotora e do Laboratório de Neurofisiologia e Neuropsicologia da Atenção. Docente do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida.

 

Terça-feira (28/09)

 

Tema: Soft Skills e o profissional da área Contábil/Financeira

Horário: 19h

Palestrante: Adriano Araújo, Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, Especialização em Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis e Tecnólogoco em Logística.  Com experiência profisisonal de 26 anos, atualmente atua como coordenador e professor dos cursos de Ciências Contábeis (Presencial e Ead), Logística (Presencial e Ead) e Gestão Financeira (Ead) do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), bem como docentes de cursos de Pós-graduação.

 

Quarta-feira (29/09)

 

Tema: Soft Skills e o profissional da área de gestão

Horário: 19h

Palestrante: Wagner Sales, Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis, Mestre em Administração, pós-graduado e graduado em Administração, desempenhou papel de assessoria gerencial e liderou equipes comerciais e de prevenção jurídica no setor de energia. Além de atuar como professor, é membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ e pesquisador na UFF.

 

 

Tema: Soft Skills e o profissional da Medicina Veterinária

Horário: 20h

Palestrante: Daniel Fábio Salvador, Médico Veterinário pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Mestre em Produção Animal, Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutor em ensino de Biociências pelo IOC-Fiocruz (2015). Atualmente é Professor Associado da Fundação CECIERJ, docente e orientador do programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC-Fiocruz e Coordenador de Curso na Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência em pesquisa nas áreas de reprodução animal de bovinos, biotecnologias da reprodução de touros, bioquímica da reprodução, ensino de biociências e tecnologias educacionais.

 

Tema: Soft Skills e o profissional da Educação Física

Horário: 20h

Palestrante: Uebister Guedes, Graduado em Educação Física, especialista em Nutrição e Atividade Física na Saúde e Tratamento de Doenças, especialista em Educação Física escolar, especialista em Fisiologia do Exercício, especialista em Treinamento Funcional para a Saúde e Condicionamento e Mestre em Tecnologias Aplicáveis. Atualmente, atua como docente no Ensino Superior.

 

Quinta-feira (30/09)

 

Tema: Soft Skills e o profissional da área de tecnologia

Horário: 19h

Palestrante: Claudio Ribeiro da Silva, Doutor em Engenharia de Sistemas (COPPE/UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação (UFRJ). Experiência profissional de 35 anos em Autarquia Federal em desenvolvimento de sistemas e outras atividades correlatas na área de TI. Experiência acadêmica de 32 anos em universidades privadas de grande porte, atuando como professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação.

 

Tema: Soft Skills e o profissional da engenharia

Horário: 19h

Palestrante: Edisio Alvares Junior, Graduado em Engenharia Eletrônica, mestre e doutor em Engenharia Elétrica. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e Professor de ensino superior na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Sexta-feira (1/10)

 

Tema: Sucesso do Estudante: A área da UVA que transformará sua carreira

Horário: 19h

Palestrante: Gilberto Duarte, Bacharel em Administração, Graduado em Processos Gerenciais, Especialista em Report/Dashboard e Especialista em Gestão de Pessoas, há 10 anos trabalhando em Universidades de Ensino Superior, atuando hoje como Coordenador de Carreiras/Sucesso do Estudante na UVA.

Tema: Soft Skills do Nutricionista do Futuro

Horário: 19h30

Palestrante: Vivian Zollar, Nutricionista (2006) e Técnica em Nutrição (2000) com especialização em adolescência para equipes multidisciplinares pela Unifesp. Mestre em ensino em ciências da saúde pela Unifesp com atuação nas áreas de alimentação escolar e segurança dos alimentos desde 2000. Fundadora da Qualy Food e sócia da Tria - Consultoria e Treinamento. Idealizadora do Nutricionista 4.0 - Desenvolvimento profissional.

 

23/set/2021

Tema:
Graduação,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.