Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Campus Tijuca
Campus Barra da Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Botafogo

UVA promove festival de inovação e tecnologia com atividades gratuitas

Universidade Veiga de Almeida   |    Campus Tijuca Campus Barra da Tijuca Campus Cabo Frio Campus Botafogo

De 4 a 30 de outubro, a Universidade Veiga de Almeida abre as janelas virtuais para uma programação interdisciplinar de oficinas, workshops, cursos e seminários online

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizará de 4 a 30 de outubro o seu primeiro Festival de Ciência, Inovação, Tecnologia e Criatividade (CIT&C), dentro do contexto da 18ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento do MCTI, que congrega inciativas em todo o país, terá como temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

 

A UVA montou uma programação com 92 atividades englobando oficinas práticas, workshops de capacitação técnico-científica, cursos e seminários online totalmente gratuitos. O objetivo, segundo Viviane Japiassú, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA e idealizadora do festival, é aplicar os conhecimentos e projetos de ciência, tecnologia, inovação e criatividade da universidade em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “A ideia é abrir as portas da univerisdade, ainda que no ambiente virtual, para oferecer um conteúdo multidisciplinar e plural para a sociedade”, destaca. Para isso, a instituição mobilizou todo o corpo docente da graduação e pós-graduação, além de convidados especialistas de mercado que são destaques em suas áreas de atuação.

 

Serão quatro semanas de atividade. Como a transversalidade é o título da Semana de Ciência e Tecnologia do MCTI, a UVA desenvolveu uma programação de segunda-feira a sábado que abrange todas as áreas do conhecimento. Entre as oficinas e minicursos oferecidos estarão, por exemplo, desenvolvimento de aplicativos para Android, realidade aumentada com recursos gratuitos, composteira doméstica (benefícios e uso do manejo sustentável), mindfulness para vida e trabalho, construção de protótipos de minifoguetes com o software de projeto e simulação de voo Openrocket, edição de imagens no jornalismo, terapia floral nas escola, oficina de tambores para contação de histórias, jogos para ensino de matemática e raciocínio lógico.

 

Haverá também um torneio de cidades virtuais via simulador urbano, roda de saúde e bem-estar, seminário sobre o uso do podcast como ferramenta educacional, além de mostras e exposições. No dia 27 de outubro serão anunciados os vencedores no I Prêmio de Jornalismo da UVA na categoria de produção universitária. Entre os convidados, no dia 6 de outubro, participarão de uma mesa redonda junto com docentes da UVA, Lucas Lima, CEO da Infill e P&D na Gerando Falcões, e Caroline Gonzaga, cofundadora do Instituto Hub. Eles abordarão “Cultura Maker e Educação para a Redução de Desigualdades”.

 

No dia 7 de outubro, Clarisse Budakian Aramian, coordenadora do MESC e presidente da Cooper Ecológica, e Mário Bestetti, sócio fundador do Instituto de Design Social e Sustentável (IDSS), debaterão sobre pesquisa e mobilização social para a promoção de cidades sustentáveis (produção e consumo responsável).

 

As inscrições para todas as atividades do Festival deverão ser feitas pelo endereço https://landinguva.com.br/festival-citec/. No dia de cada evento o participante receberá um link específico. “A programação é aberta para quem quiser participar e vamos democratizar o acesso por meio de multiplataformas tecnológicas como Zoom, Google Meet e YouTube”, detalha Viviane.

 

SERVIÇO

I Festival de Ciência, Inovação, Tecnologia e Criatividade da UVA

Quando: De 4 a 30 de outubro

Horário: Das 14h às 19h

Local: Online – multiplataformas

Inscrições: https://landinguva.com.br/festival-citec/

 

 

04/out/2021

Tema:
UVA,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.