Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA lança formato inédito de cursos semipresenciais

Universidade Veiga de Almeida   |    Tijuca Barra Cabo Frio

No total, cinco novos cursos contarão com aulas ao vivo online, conteúdos atualizados a cada trimestre, encontros e práticas presenciais, apoio pedagógico e acompanhamento de tutores

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) criou um formato pioneiro de cursos semipresenciais e lança cinco cursos nessa nova modalidade: Engenharias Civil e Elétrica, Fisioterapia e Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). Na modalidade desenvolvida, os conteúdos das disciplinas serão aplicados por meio de roteiro de estudos montados por professores-autores e modificados a cada trimestre. O objetivo é garantir uma atualização rápida e temporal, diferentemente dos conteúdos gravados que levam mais tempo para serem renovados.

 

Além do material didático dinâmico, que engloba também atividades remotas e práticas presencias, os alunos contarão com encontros síncronos, ou seja, aulas cuja interação entre o docente e os alunos acontecem em tempo real em ambiente virtual, com dias e horários marcados.  Essas aulas também serão gravadas e ficarão disponíveis para consulta, o que vai ajudar no processo de estudo do aluno e também quem perdeu a matéria no dia.

 

A UVA já ofertava uma gama bem completa de cursos presenciais e a distância (EaD) e agora complementa o portfólio com esse novo conjunto de graduações semipresenciais. O objetivo é ampliar a liberdade de escolha do aluno para que ele decida o que, efetivamente, atende melhor suas necessidades. Segundo Gilberto Silva, diretor acadêmico corporativo da Ilumno, mantenedora da Veiga, a ideia é oferecer a possibilidade de uma combinação do conteúdo para estudar parte à distância e outra presencialmente. Esse formato faz parte de um projeto da universidade que visa chegar a um modelo totalmente flexível. “O cenário ideal, num futuro próximo, é ter uma mesma disciplina na modalidade 100% online e também 100% presencial, e o aluno definir qual a forma é a mais adequada para ele cursar”, ressalta Silva.

 

Uma pesquisa sobre o mercado pós-covid, realizada pela consultoria Quero Analytics, que presta assessoria para a Veiga, diagnosticou que o ensino híbrido foi alavancado pelo cenário de aulas virtualizadas e que houve uma a melhora na percepção geral de qualidade da modalidade. A comprovação disso aconteceu dentro da própria UVA. Desde o começo da pandemia do coronavírus, as aulas passaram a acontecer em tempo real nos horários em que estavam programadas, mas em ambiente virtual. 

 

Ao longo desses oito meses de adaptação, há relatos de parentes fazendo aula com os alunos, banca virtual e projetos “hands on”, como a gravação de um curta-metragem online, criação de projetos de alunos de design de interiores para suas próprias casas, e-book de meio ambiente, atendimento remoto de fisioterapia pulmonar, entre muitos outros que atestaram a eficiência do ensino virtualizado. A experiência consolidou ainda mais o plano da universidade de ampliar e criar um modelo próprio de cursos semipresenciais.

 

A graduação semipresencial da UVA reunirá as vantagens do presencial, onde o aluno poderá desenvolver atividades práticas, com o apoio de um professor tutor, somada às inovações tecnológicas características do ensino à distância e à flexibilidade de planos de estudos individuais. O aluno contará com apoio e suporte constantes, para orientação pedagógica, feita por profissionais da área do curso, ao longo da sua jornada acadêmica.

 

As atividades propostas serão feitas em consonância com o mercado de trabalho, aderentes aos desafios atuais, desenvolvendo um repertório profissional com as habilidades necessárias para os diferentes contextos relacionados ao curso.  As avaliações e as atividades contarão, ainda, com feedback direcionado, dado pelo professor-tutor ao aluno, de forma personalizada para o seu aprendizado ao longo da disciplina.

 

15/dez/2020

Tema:
UVA,

Eventos

Ver Todos