Projetos UVA em Ação Covid-19

Você está aqui

UVA em Ação

Projetos Acadêmicos

A Universidade Veiga de Almeida vem trabalhando intensamente em prol da sociedade neste momento em que o mundo vive a pandemia. Conheça todos os projetos desenvolvidos pela UVA para atender às necessidades e demandas de algumas áreas em função da COVID-19.

 

Projeto Transforma Guia Alimentar
Para falar da importância da alimentação saudável, o curso de Nutrição produziu o e-book “Guia sobre Alimentação, Nutrição e Saúde 2020”, que aborda a importância da escolha dos alimentos para manter uma boa imunidade, a alimentação infantil, o comportamento alimentar, o aproveitamento integral dos alimentos, além de trazer receitas. O objetivo do projeto é auxiliar a rotina alimentar das famílias durante o isolamento social. Acesse o e-book aqui.
 
 
Projeto Transforma Mapa Covid-19 Rio
Os cursos de Geografia e Tecnologia de Geoprocessamento da UVA em parceria com o pesquisador Francisco Carlos Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora, criaram o projeto de mapeamento online, que indica os casos diagnosticados do coronavírus (COVID-19) na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. O mapa que é atualizado duas vezes ao dia, mostra a disseminação da doença na região e ajuda os órgãos públicos a tomarem decisões mais eficientes para conter a pandemia.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma Educação em Família 
Devido ao isolamento social decorrente da COVID-19, as aulas da Universidade Veiga de Almeida precisaram ser virtualizadas e passaram a ser transmitidas em tempo real, pela internet, nos horários e dias que aconteceriam presencialmente. A nova rotina de interação entre professores e alunos permitiu que familiares, que moram com os estudantes da UVA, pudessem assistir também às aulas ao vivo. Dessa forma, alguns parentes podem aprender coisas novas ou mesmo relembrar a experiência universitária e os conhecimentos já adquiridos. Saiba mais aqui.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma Crianças Especiais
O Centro de Reabilitação Clínica Escola da UVA, localizado no campus Cabo Frio, desenvolveu uma metodologia que permite o atendimento remoto a crianças com necessidades especiais. Os pais foram capacitados para mobilizar e aplicar os exercícios, levando em consideração o espaço domiciliar, e são acompanhados a distância, em tempo real, pela mentora do projeto e pelos estagiários da Clínica, todos alunos do curso de Fisioterapia. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.
 
 
Projeto Transforma E-Book Sustentável
O projeto reúne 21 histórias criadas e ilustradas por alunos da graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida, trazendo conceitos de ecologia e sustentabilidade de forma didática e criativa para ser usado como ferramenta de educação ambiental por professores dos ensinos fundamental e médio. Além de adotar a linguagem dos quadrinhos, no fim de cada capítulo o e-book Falando de Meio Ambiente em Quadrinhos traz um jogo de palavras-cruzadas e um quiz.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma Apoio a ONGs
A disciplina maker do curso de Comunicação Social propõe que os alunos, junto à professora responsável, façam um levantamento de ONGs que tenham demandas relacionas a projetos de comunicação, com o objetivo de entender suas dificuldades, encontrar soluções e reduzir as desigualdades. Utilizando ferramentas de Design Thinking, o projeto promove campanhas virtuais de agasalhos, arrecadação de alimentos, criação de site e planejamento de comunicação de ONGs. 
 
 
Projeto Transforma Mapa Saneamento Básico 
Por haver registro do coronavírus em esgotos, alunos dos cursos de Arquitetura e de Engenharia uniram-se para elaborar um mapa de saneamento básico das comunidades do Rio de Janeiro. O projeto, em parceria com uma empresa externa, visa a implementar um modelo de saneamento de baixa complexidade em regime de mutirão remunerado, levando água limpa e esgoto tratado, com geração de emprego e renda para as populações mais atingidas no momento.
 
 
Projeto Transforma Teleatendimento Fisioterapia
O curso de Fisioterapia oferece o serviço gratuito de atendimento de fisioterapia respiratória por teleconsulta para pacientes que receberam alta da COVID-19. Mesmo após receberem alta hospitalar, as pessoas podem apresentar falta de ar ou perda da capacidade pulmonar, já que músculos precisam de tempo para recuperação. O público é atendido por professores do curso, com apoio de estagiários, em consultas virtuais. Os interessados devem entrar em contato com a universidade pelo e-mail [email protected]. Os pacientes passarão por uma triagem e serão encaminhados aos professores especialistas. Saiba mais aqui.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma Media Lab Talk
O projeto Media Lab Talks, do curso de Publicidade, realizou palestras de conteúdos de ponta, por meio de lives, com grandes profissionais da área. Alunos de comunicação e interessados puderam acompanhar as lives no canal do YouTube do Media Lab, que seguem disponíveis para consulta.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma E-Book Dicas de Saúde
Em busca de divulgar informações sobre como cuidar da saúde física e mental durante o isolamento social, o curso de Fisioterapia lançou o e-book “Orientações fisioterápicas para a melhora da saúde durante o isolamento social em combate a COVID-19”, com um passo a passo e imagens de exercícios para cuidar da postura em casa, por exemplo. 
 
 
Projeto Transforma Centrais Médicas
Produzido pelo curso de Enfermagem, o guia detalha os impactos do novo coronavírus nas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). No material estão disponíveis os procedimentos necessários para limpeza de ar condicionado nas centrais, higienização de área restrita e irrestrita, desinfecção de equipamentos de proteção coletiva e individual. A produção foi realizada e publicada em parceria com o portal NasceCME. 
 
 
Projeto Transforma Apoio Virtual IR
O serviço online oferece suporte gratuito de professores e alunos do curso de Ciências Contábeis, como parte das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UVA e em parceria com a Receita Federal. O serviço é voltado para pessoas físicas, com rendimento tributário acima de R$ 28.559,70 em 2019. Para o atendimento é preciso ter em mãos documentos pessoais, informes de rendimentos e a documentação relacionada aos bens, direitos e às obrigações relativas ao ano passado. A solicitação deve ser realizada por e-mail: [email protected]. Saiba mais aqui.
 
 
Projeto Transforma Brincar
Elaborado pelo curso de Psicologia, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infantil Jardim Vovó Carmem, o projeto promove a interação entre crianças durante o isolamento social. A ideia é mitigar os efeitos psicológicos desse momento em que muitos pais sofrem ao gerenciar o tempo entre as obrigações de trabalho, a organização da casa e a atenção aos filhos, que sentem necessidade de interação com os pais. No Projeto Brincar, os parentes capturaram momentos lúdicos de brincadeira das crianças e compartilham entre as famílias, para que as crianças possam se reconhecer e permanecer com a memória ativa. Os alunos do curso de Psicologia da UVA, como forma de dar andamento ao estágio, desenvolvem a metodologia para a captação das brincadeiras e editam o material enviado pelos pais. Conheça mais o projeto aqui.
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma RH Pós-COVID
Conheça os principais impactos da pandemia da COVID-19 na área de recursos humanos. Além de apontar os efeitos imediatos da crise sanitária no mercado de trabalho, o documento reúne os desafios enfrentados pelos profissionais e possíveis transformações em processos da administração de recursos humanos. A cartilha tem por objetivo ajudar gestores e empreendedores a entender e se preparar para o novo momento em que o mundo está entrando. 
 
 
Projeto Transforma Análise de Saneamento Básico
Baseado em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os estudantes do curso de Direito analisaram questões de saneamento básico de uma comunidade do Recreio. Durante o projeto, os alunos entrevistaram gestores de órgãos públicos, representantes de associações de moradores, entre outros, e verificaram que a comunidade não possui instalações adequadas de saneamento e água potável. No material produzido, em forma de podcasts e vodcast, os alunos indicam caminhos de como as autoridades públicas podem sanar o problema. 
 
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
 
Projeto Transforma Apoio Psicológico
Estudantes do curso de Psicologia, supervisionados por uma professora, atuam no projeto de psicologia comunitária denominado "Se liga na saúde mental", que consiste na criação de uma página no Facebook e no Instagram, como parte da atividade de estágio. Os posts, que são criados pelos próprios alunos, com curadoria da professora, levam mensagens motivacionais com a linguagem direcionada às comunidades carentes, já que o estágio é realizado originalmente em ONGs voltadas para práticas de assistências à sociedade, dentro do viés da psicologia.
 
 
Projeto Transforma Lives UVA
Os professores da universidade participam de uma série de lives que discutem questões de saúde, rotina e cuidados relacionados aos novos desafios impostos pela pandemia. Realizadas no Instagram da UVA, toda quinta-feira, as lives abordam temas como equilíbrio emocional, o futuro do emprego, o descarte do lixo residencial durante a quarentena e como devem ser as relações entre os países após a pandemia. Siga o perfil da UVA no Instagram e acompanhe os temas.
 
 
 
Quer ter acesso aos conteúdos produzidos por professores e alunos? Acesse aqui e faça o download do material exclusivo.

 

Universidade Veiga de Almeida

  • + de 30.000 alunos
  • + de 150 cursos
  • 3 grandes campi
  • + de 45 anos de história