Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Polo Campus UVA Tijuca
Polo Campus UVA Barra
Polo Campus UVA Cabo Frio
Polo Campus UVA Botafogo

UVA é a patrocinadora do Festival BigBeat

Adaptado ao novo cenário, o evento acontecerá entre os dias 10 e 31 de março, em modelo híbrido

 

Evento apoia o Ação Solidária e disponibiliza QR Code para doações voluntárias

 

Gilberto Gil e Flor Gil, Paula Fernandes, Astrid Fontenelle, Lucas Burgatti e Ana Gabriela estão entre as atrações confirmadas na Plataforma Digital

 

O BigBeat é um evento que une experiências sensoriais, artísticas e musicais, voltado para todas as idades. É com esse propósito que o festival chega à segunda edição, de 10 a 31 de março, totalmente adaptado ao atual cenário. O festival multicultural acontecerá é totalmente gratuito e acontecerá no modelo híbrido. No dia 10 de março terá início a experiência digital por meio de uma plataforma online. Entre os dias 11 e 14 de março, entre 12h e 20h, os moradores do Rio de Janeiro poderão interagir com a instalação física do evento, no BarraShopping. 

 

Entre as atrações confirmadas na plataforma digital estão: Gilberto Gil e sua neta Flor Gil, Paula Fernandes, Alex Escobar, Astrid Fontenelle, Emanuelle Araújo, Dudu Nobre, Lucas Burgatti, Ana Gabriela, Viviane Mosé, Taby, Djuena Tikuna, Tibí, Virada Sustentável, João Napoli, SOS Mata Atlântica, O Teatro Mágico com Fernando Anitelli, Izabela Dolabela, Jessica Messali, Rafa Ferreira, Thicía e Afrogame.

 

A 2ª edição do Festival BigBeat vai celebrar a criatividade e a inovação como elementos fundamentais para o futuro da sociedade, propondo novas reflexões para o público a partir de um cenário futuro. Na plataforma digital, os visitantes terão acesso ao BEATGAMEONLINE, um quiz sobre temas que conectam imaginação e originalidade, convergência e adaptação. Ao acessar a plataforma, o participante cria um avatar e começa a navegar acessando as doze perguntas sobre arte, cultura e educação, cada uma com duas opções de respostas. Para cada devolutiva haverá um conteúdo motivacional produzido por artistas, personalidades e professores que são parceiros do evento. Ao final da jornada, o visitante registra o seu Beat de desejos para 2021, com palavras-chave que representam inspirações para o ano.

 

A instalação física será no BarraShopping onde acontece a BEATEXPERIÊNCIA, uma experiência imersiva e sensorial de luz com vídeo e som generativos (gerados em tempo real por software), desenvolvida especialmente para o Festival pelo renomado artista visual Muti Randolph.

 

Artista, designer e arquiteto, Randolph é um dos pioneiros da arte computacional no Brasil, misturando elementos das três profissões em projetos 3D em tempo real, num mix de música, luzes e design. Por seus projetos inovadores, o artista está no hall de criadores do The Creators Project, que reúne as mentes mais criativas de todo o mundo.

 

Finalizando a jornada, os visitantes terão acesso também a totens com um game interativo onde poderão, de forma resumida, medir o seu “Beat” para 2021 e se surpreender com as mensagens de personalidades.

 

EXPERIÊNCIA SEGURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

A primeira edição do Festival BigBeat aconteceu em outubro de 2019, no Vivo Rio, e reuniu 3 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de acompanhar uma programação com mais de 12 horas de duração, incluindo 13 shows, oficinas maker, realidade virtual e atividades interativas. Em 2021, porém, o cenário será diferente. Segundo Guacira Abreu, uma das organizadoras do evento, o maior desafio foi pensar um evento que proporcionasse experiências interativas, sensoriais e emocionais ao público, com segurança e seguindo todas as recomendações sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

"Ainda no início da pandemia, começamos a preparar uma edição adaptada ao novo cenário. Assim, surgiu a ideia de unir experiências físicas e digitais, que conversassem entre si e possibilitassem um olhar para o novo ano, buscando sempre a oferta de conteúdo de qualidade. Queremos entregar o melhor entretenimento para o público tanto pela plataforma digital quanto no evento presencial. A busca por parceiros foi outro ponto importante para viabilizar um festival 100% gratuito", explica Guacira.

 

Guacira Abreu conta ainda que o Festival BigBeat foi estruturado para gerar engajamento e participação do público nas duas versões. "Esperamos que nosso público consuma esse conteúdo tão bacana que produzimos, com muito carinho em pouquíssimo tempo, já que muitas atividades, incluindo a realização de eventos, ficaram paralisadas por meses em função da pandemia, mas que oferecemos com muita qualidade, várias novidades e inúmeros diferenciais", destaca.

 

AÇÃO SOLIDÁRIA

 

Em 2021, o evento apoiará à ONG Ação da Cidadania, maior rede de solidariedade do Brasil, disponibilizando um QR Code para doações voluntárias em dinheiro por meio da plataforma online e dos totens instalados no BarraShopping.

 

“Em um ano tão conturbado como foi 2020, pensar no outro em um momento de descontração durante um evento como este é uma forma de incentivar outras pessoas a exercerem sua cidadania, ajudando substancialmente - no objetivo de pensar que estamos levando assim um pouco mais de alegria e solidariedade a milhares de famílias que precisam e que passam fome”, declarou Daniel Souza, presidente da Ação da Cidadania e filho do Betinho.

 

O Festival BigBeat é um projeto da INcontext Produções Artísticas e tem patrocínio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Regus e Grupo AB, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei do ISS. O evento conta também com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mídia oficial é da Rádio Mix Rio FM.

 

SERVIÇO

 

Festival BigBeat 2021

 

Experiência Online

Data: 10 a 31 de março

Endereço eletrônico: www.festivalbigbeat.com.br

Evento gratuito.

 

Experiência Física

Data: 11 a 14 de março

Horário de Funcionamento: 12h às 20h

Local: Praça de eventos do BarraShopping (Avenida das Américas, 4666, próximo à Portaria I)

Classificação: Livre

Evento gratuito.

01/mar/2021

Tema:
UVA,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.