Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Campus Tijuca
Campus Barra da Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Botafogo

Veiga cria jogo virtual ambientado em obras arquitetônicas

Universidade Veiga de Almeida   |    Campus Tijuca Campus Barra da Tijuca Campus Cabo Frio Campus Botafogo

Game levará os jogadores para uma jornada por dentro de ícones da arquitetura moderna

 

Imagine jogar um game ambientado nas principais obras arquitetônicas do país e ainda saber todos os detalhes construtivos de forma lúdica e divertida? Essa é a proposta do primeiro jogo virtual do mundo voltado para o ensino da arquitetura - O Espírito da Arquitetura. A ideia foi do professor Carlos Murdoch que coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Ele também orientou a pesquisa histórica, a projeção das maquetes e toda a programação para criação do game realizada pelos alunos.

 

Com lançamento previsto para este mês, o piloto foi apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA 2021, que este ano, em função da pandemia da Covid-19, está sendo realizado virtualmente. O jogo possibilita uma verdadeira imersão nas obras, por meio de papos com grandes nomes da arquitetura (personificados como ectoplasma) que darão as informações necessárias para que o jogador possa avançar para as próximas fases. 

 

Inicialmente a ambientação englobará três ícones da arquitetura moderna no Rio de Janeiro:  o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Monumento aos Pracinhas. Contudo, o objetivo é incorporar ao software as principais obras do país e do mundo ao longo do tempo.  “O primeiro cenário é o MAM, um marco da arquitetura mundial que abriga uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea na América Latina.  Ou seja, ao mesmo tempo que joga e se diverte, as pessoas têm acesso à um acervo importante”, destaca Murdoch.

 

Segundo uma pesquisa da Brasil Game Show de 2020, cerca de 40% da população brasileira tem o hábito de jogar videogame. “Colocar essa ferramenta como parte do aprendizado torna o assunto mais atraente, desafiador, interessante e dinâmico. É uma porta de entrada para acessar outros novos níveis de absorção do conhecimento”, ressalta.

 

O Espírito da Arquitetura estará disponível para computadores, celulares e tablets (Android e IOS).

26/jul/2021

Tema:
Graduação,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.