Viviane Japiassú, de Engenharia Ambiental, participou do Hackathon Climático
A professora de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Viviane Japiassú, ganhou junto com sua equipe o Hackathon Climático, que aconteceu em outubro. O aplicativo funcional Mudando foi desenvolvido em 72 horas e todos os integrantes da equipe foram premiados com mentorias com os organizadores do evento, livro e certificado.
O hackathon é uma competição de ideias e projetos com algum objetivo definido a ser alcançado ou problema a ser resolvido com inovação, criatividade e colaboração. Há diversas áreas de atuação. O Hackathon Climático, desenvolvido pela TEDxSavassi e a empresa Volunt, tinha como objetivo criar soluções inovadoras no combate às mudanças climáticas.
Viviane conta que ela e a equipe, formada por Guilherme Teles, Luís Arruda, Paola Amaral e Carina Montenegro, criaram o protótipo de um aplicativo com o objetivo de ajudar a ONG Verde a monitorar o plantio de mudas. “O app tem o intuito de possibilitar o monitoramento colaborativo utilizando o princípio da ciência cidadã, na qual os indivíduos participam da construção da coleta e elaboração de dados. Nossa proposta foi envolver as escolas do entorno da ONG no monitoramento”, explica.
A empresa ONG Verde se interessou pela a ideia do aplicativo e pretende seguir com o projeto da equipe. Para a professora, o evento foi árduo, mas gratificante. “Foi intenso, mas foi muito interessante”, relata.
Para acessar o protótipo do aplicativo é necessário que seja pelo computador, ou se acessar pelo celular é preciso selecionar a opção ‘versão para computador’ no navegador. Clique aqui para visualizar o projeto.