UVA | Universidade Veiga de Almeida
Published on UVA | Universidade Veiga de Almeida (https://www.uva.br)

Inicio > Notícias > Professora da UVA ganha Hackathon

Campus: 
Tijuca
Cabo Frio
Barra

Professora da UVA ganha Hackathon

Autor:

Fabyene Melo, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Cabo Frio Barra

03/nov/2020

Tema: UVA

Viviane Japiassú, de Engenharia Ambiental, participou do Hackathon Climático

 

A professora de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Viviane Japiassú, ganhou junto com sua equipe o Hackathon Climático, que aconteceu em outubro. O aplicativo funcional Mudando foi desenvolvido em 72 horas e todos os integrantes da equipe foram premiados com mentorias com os organizadores do evento, livro e certificado. 

 

O hackathon é uma competição de ideias e projetos com algum objetivo definido a ser alcançado ou problema a ser resolvido com inovação, criatividade e colaboração. Há diversas áreas de atuação. O Hackathon Climático, desenvolvido pela TEDxSavassi e a empresa Volunt, tinha como objetivo criar soluções inovadoras no combate às mudanças climáticas.

 

Viviane conta que ela e a equipe, formada por Guilherme Teles, Luís Arruda, Paola Amaral e Carina Montenegro, criaram o protótipo de um aplicativo com o objetivo de ajudar a ONG Verde a monitorar o plantio de mudas. “O app tem o intuito de possibilitar o monitoramento colaborativo utilizando o princípio da ciência cidadã, na qual os indivíduos participam da construção da coleta e elaboração de dados. Nossa proposta foi envolver as escolas do entorno da ONG no monitoramento”, explica.

 

A empresa ONG Verde se interessou pela a ideia do aplicativo e pretende seguir com o projeto da equipe. Para a professora, o evento foi árduo, mas gratificante. “Foi intenso, mas foi muito interessante”, relata.

 

Para acessar o protótipo do aplicativo é necessário que seja pelo computador, ou se acessar pelo celular é preciso selecionar a opção ‘versão para computador’ no navegador. Clique aqui para visualizar o projeto.

03/nov/2020

Tema:
UVA,
Compartilhe
Compartilhe

Mais notícias sobre: UVA

  • 22/01/2021

    Dois ganhadores do Láurea Máxima são egressos da UVA

  • 12/01/2021

    Professores e alunos de Direito lançam livro

  • 08/01/2021

    Alunos criam podcast sobre desenvolvimento sustentável

  • 05/01/2021

    UVA inaugura novo campus em Botafogo

  • 29/12/2020

    Alunos da Pós participam de festivais de cinema

  • 18/12/2020

    Alunos produzem vídeos sobre inteligência computacional


Source URL: https://www.uva.br/professora-da-uva-ganha-hackathon