Você está indeciso entre duas ou mais carreiras?

Para muitos, decidir o que estudar é uma odisseia, ainda mais quando existem várias opções que parecem ser as melhores. Muitos lhe dizem o que estudar quando não há clareza sobre nada, mas… e quando já existe alguma clareza e você está apenas entre duas carreiras? É aí que a situação se complica, porque ter duas opções de carreira aumenta a indecisão.

Embora a resposta sobre qual carreira escolher esteja, na verdade, dentro de você, em muitas ocasiões é muito difícil decifrar. Portanto, preste atenção aos seguintes pontos que lhe ajudarão a tomar uma decisão sobre esse dilema profissional.

DEFINA O SEU FUTURO A PARTIR DAQUILO QUE TE APAIXONA

Se você escolheu as carreiras que tem como opção, é porque, de alguma forma, despertaram paixão em você. Agora, o complicado é definir em qual delas há mais paixão, porque se o que você fará o resto da sua vida te apaixona, você viverá muito feliz e realizado.
Esse é um ponto fundamental e no qual muitos jovens falham! Faça um resumo do motivo pelo qual você se interessa por essas carreiras, se puder resumir em uma palavra, será ainda melhor. Uma vez que o resumo esteja pronto, faça uma lista com três razões que considere importantes para que tenha selecionado essas carreiras. Nesse ponto, você perceberá que existem razões em que você pode basear sua decisão, como, por exemplo, se essa carreira irá lhe render muito dinheiro no futuro ou se será uma profissão que agrada seus pais.
Elimine todos os motivos que não estão diretamente relacionados à paixão que lhe move ao exercer essas profissões. Isso abrirá uma nova perspectiva.

OLHE PARA O MUNDO REAL!

Após o exposto, você já tem em mente as razões de peso e está pronto para o próximo ponto que é ir além do programa acadêmico dessas carreiras e direcionar o olhar para o mercado do trabalho.
Recomendamos conversar com profissionais que já exerçam as carreiras da sua lista. Pergunte sobre o que eles fazem no dia a dia, o que os faz felizes na carreira, o que é bom e ruim nas suas funções profissionais? Existem empresas que permitem visitas guiadas de estudantes, precisamente com o objetivo de tirar dúvidas.

UMA COMBINAÇÃO DE FORÇAS

Embora este não seja um relacionamento amoroso, será o mesmo ou mais importante do que qualquer outro, porque estamos falando de um vínculo que fará parte da sua rotina, de um relacionamento que você irá alimentar com estudo, prática e paixão. E como em qualquer tipo de relacionamento, você deve corresponder ao outro e, nesse caso, o outro é a sua possível carreira.
Faça uma lista de habilidades que você deseja desenvolver. Então, com o conhecimento acumulado nas pesquisas sobre as carreiras pré-selecionadas, você pode ver se essas habilidades serão desenvolvidas nessas carreiras.
Com quais das carreiras você teve a maior correspondência de habilidades? O resultado começa a tender mais para uma delas, certo?

TEMPO AO TEMPO

É essencial que você dedique um tempo a pensar cuidadosamente. O tempo tem o efeito de ajudá-lo a enxergar o panorama com maior clareza.

TALVEZ VOCÊ NÃO TENHA PENSADO NISSO

Se, depois de deixar passar algum tempo e de seguir os conselhos que já mencionamos, a indecisão não desaparecer, você poderia considerar cursar as duas carreiras ao mesmo tempo.
Uma pequena porcentagem de profissionais sente uma profunda paixão por duas carreiras que podem ou não estarem relacionadas entre si. Então, se você tem o desejo e os recursos financeiros necessários, faça! Porque você estará pronto para assumir um grande desafio, mas também uma grande satisfação.
Como pode ver, escolher sua carreira final é uma questão de autoconhecimento, como já mencionamos e, é claro, de tranquilidade. Lembre-se de que as decisões importantes devem ser tomadas com a cabeça fria.