Veja quais profissões estão em alta na área de Ciências Humanas

Você se interessa pela opinião das outras pessoas, perde a noção do tempo lendo livros e gosta de debater? Então, o curso de Ciências Humanas pode ser uma ótima alternativa. Essa área oferece muitas opções de carreira para quem opta pelo bacharelado ou licenciatura.
Tal especialidade estuda a relação entre a sociedade e o ser humano, analisando os acontecimentos do passado e do presente. A graduação é ideal para quem deseja trabalhar com gestão de pessoas e contribuir para melhorar as condições sociais. Contudo, para conseguir um bom emprego e se diferenciar, é fundamental estudar para ter mais chances de desenvolver uma boa qualificação profissional.
Se você tem dúvidas sobre como escolher uma profissão e quais cursos estão em destaque na área de Ciências Humanas, não perca o nosso post. Boa leitura!

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CURSOS DE CIÊNCIAS HUMANAS?

A graduação na área de Humanas estuda a relação entre o ser humano e a sociedade, de acordo com a perspectiva de cada especialidade, tentando entender o motivo das situações atuais, além de traçar possíveis futuros. Confira, a seguir, os cursos que estão em alta nas Ciências Humanas.

DIREITO

O advogado é quem aplica as normas jurídicas vigentes no país, organizando as relações entre grupos na sociedade. O curso proporciona conhecimentos específicos para que o aluno consiga intervir em conflitos, interpretar acontecimentos jurídicos e atender a demanda da sociedade com ética.
Ao concluir a graduação, a pessoa pode atuar na área jurídica ou ser advogado. No entanto, para exercer a profissão, é necessário passar na prova da OAB.

PSICOLOGIA

O psicólogo trata, previne e diagnostica doenças mentais e distúrbios de personalidade e emocionais. No fim do curso, o estudante estará qualificado para analisar e observar as atitudes, os mecanismos mentais e os sentimentos do paciente para auxiliá-lo na identificação das causas dos problemas.
A universidade proporciona os conhecimentos necessários para que a pessoa trabalhe com postura responsável de maneira participativa, investigativa e ética. A área de atuação não se limita apenas às clínicas e consultórios. Muitos graduandos são contratados por empresas de vários ramos para o setor de Recursos Humanos ou instituições de saúde.

JORNALISMO

O jornalista produz notícias para os meios de comunicação, como Internet, TV, rádio, revistas e jornais. Para isso, o aluno precisa aprender a informar, narrar, compreender e investigar as situações e fatos que dizem respeito à sociedade.
Ao fim do curso, o estudante é qualificado para realizar entrevistas, executar e planejar coberturas jornalísticas, editar matérias, organizar pautas e redigir textos. Em decorrência da responsabilidade social da profissão, o jornalista deve ser capacitado como agente da democracia, comprometido com os interesses públicos, por meio de formação ética, técnica e teórica.
No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em portais de Internet, assessoria de comunicação, emissoras de televisão, revistas e jornais. Além disso, poderá exercer a profissão como editor, redator, diagramador, fotógrafo, repórter ou assessor de imprensa.

SOCIOLOGIA

Você gosta de estudar a ação e o comportamento do ser humano a fundo? Então, a Sociologia pode ser uma boa opção de curso para você! Durante a graduação, o aluno aprende sobre as organizações da sociedade, os relacionamentos entre si, além de hábitos e culturas.
A partir disso, ele é treinado para explicar fenômenos sociais sobre várias áreas da sociedade. O profissional tem como função analisar a realidade social por meio de levantamento de dados e pesquisas. O sociólogo produz diagnósticos e informações que servem de subsídio para empresas ou ações práticas de órgãos do governo.
Os profissionais podem atuar como professores, em institutos de pesquisa, empresas privadas e organizações não governamentais.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Você tem facilidade e afinidade com línguas, gosta de ler e se interessa por questões governamentais e geográficas? Então, o curso de Relações Internacionais pode ser uma ótima opção. O profissional estuda o gerenciamento das relações entre empresas, povos e nações em assuntos de caráter econômico, cultural, comercial, social e político.
Os profissionais também podem atuar como analistas internacionais, coletando dados e elaborando relatórios sobre a situação do mundo para empresas privadas, ONGs e órgãos governamentais. Interesse em História, Política e Economia também é fundamental, já que com tais conhecimentos ele poderá entender as características da nação com a qual quer se relacionar.

PUBLICIDADE

Um dos principais cursos de Humanas que está em alta é o de Publicidade. A graduação forma pessoas especializadas em peças e campanhas publicitárias. Durante o curso, os estudantes aprendem a gerenciar, difundir, produzir, criar e planejar a comunicação publicitária, além de lidar com ações promocionais e de incentivo.
Ao se graduar, o profissional será capaz de apresentar um serviço ou produto ao consumidor, garantir a boa imagem do mercado e promover sua venda.

QUAL É O PERFIL DO ESTUDANTE DE CIÊNCIAS HUMANAS?

As Ciências Humanas estão relacionadas às ações da humanidade, e o objetivo principal das pesquisas feitas nessa área são os indivíduos, ou seja, compreender as pessoas em sociedade e auxiliá-las na transformação dos lugares onde vivem de modo positivo.
O aluno de humanas sempre tenta entender o ser humano e as suas atitudes por meio da sua história cultural e social. Logo, algumas características devem ser desenvolvidas por aqueles que querem seguir uma graduação de humanas, como:
  • boa comunicação;
  • gosto pela leitura;
  • visão crítica;
  • boa linguagem escrita;
  • opinião fundamentada e argumentada.
Diversas pesquisas e conteúdos de leitura na área de humanas não foram traduzidos. Portanto, é fundamental que a pessoa busque aprender outras línguas. Isso não é descartado para nenhum outro curso, já que um segundo idioma é um requisito básico no momento de conquistar um emprego.
Por causa de tais características, os perfis dos alunos de humanas concentram capacidades emocionais e sociais, principalmente no convívio com outras pessoas. Logo, eles tendem a ser mais curiosos e sensíveis.
Como vimos, existem vários cursos na área de Ciências Humanas que estão em alta, como Direito, Psicologia e Jornalismo. Assim, se você ficou interessado, pesquise mais sobre as áreas e veja se apresenta o perfil adequado. Lembre-se de que o mercado de trabalho está abrindo muitas portas para esses profissionais.
Gostou deste post e quer saber mais? Então, baixe o nosso e-book sobre A importância da graduação para o mercado de trabalho no cenário atual!