Quer saber como aumentar o foco nos estudos e estudar melhor? Aprenda já

Sabe aquele momento em que você decide tirar o dia para estudar? Você decide fazer uma redação, retomar a leitura daquele tópico difícil, adiantar a matéria da próxima aula e resolver vários exercícios. Porém, ao iniciar o processo, você abre as redes sociais e manda uma mensagem para o amigo, quando percebe, já se passaram várias horas sem estudar.
Isso já aconteceu com você? Então, não se desespere ― esse problema não é só seu. Manter a concentração é um exercício que exige disciplina e esforço. Então, afinal, como aumentar o foco nos estudos? Com algumas mudanças de hábito, é possível melhorar o seu desempenho na faculdade.
Neste post, mostraremos algumas dicas de como aumentar o foco nos estudos. Continue a leitura!

A IMPORTÂNCIA DO FOCO NA HORA DE ESTUDAR

Focar nos estudos é fundamental para qualquer um que esteja na faculdade. Isso porque não podemos parar de crescer, de buscar conhecimento, de atingir os objetivos e de conquistar a tão sonhada formatura e um bom trabalho.
Por isso, é importante permanecer com uma rotina de estudos, fazer um planejamento e segui-lo corretamente. Lembre que o que você colhe no futuro depende do que está plantando agora.

DICAS PARA AUMENTAR O FOCO NOS ESTUDOS

ESCREVA À MÃO

Hoje, as pessoas usam o computador e o celular para quase tudo e esquecem de escrever à mão — o que pode prejudicar o aprendizado. Fazer resumos em folhas avulsas ou no caderno pode ajudar nosso cérebro a memorizar e compreender os assuntos estudados.
Portanto, tente criar o costume de ter um caderno ou fichário de resumos. Escreva os pontos principais e, se necessário, recorra ao material para uma boa consulta. Para deixar o processo mais fluido, separe por matérias e use canetas coloridas.

DESLIGUE AS NOTIFICAÇÕES

Quando você está estudando, seu grande desafio é se concentrar e conseguir se livrar dos jogos, das redes sociais ou de outras funcionalidades do smartphone? Então, saiba que não está sozinho! Uma boa notícia é que existem aplicativos, tanto para o computador quanto para o celular, que auxiliam a continuar com o foco nos estudos.
A função deles é bloquear as notificações, liberando-as quando você entra nos minutos de descanso. Vale a pena experimentar para saber se é possível se adaptar aos estudos aliados a eles.

ESTUDE EM UM LOCAL TRANQUILO

Uma dica importante para fugir do barulho e eliminar as distrações é estudar em um lugar tranquilo. Para isso, dê preferência a um espaço silencioso, com pouca interferência, onde as pessoas respeitem e deixem você ficar focado.
Nesse lugar, deixe seus materiais organizados e coloque sua identidade no ambiente. Lembre que também é bom ficar atento à ergonomia da cadeira, a iluminação, a ventilação e outros itens. O importante é pensar em tudo que torna o seu momento de estudos mais confortável.

ESTUDE SOZINHO

Estudar em grupo é uma ótima opção para quem deseja compartilhar saberes e aprender mais, né? Contudo, em um primeiro momento, é melhor que você realize essa atividade sozinho.
Isso porque, com os colegas, os estudos podem ser atrapalhados por conversas paralelas, o que prejudica a qualidade do aprendizado. Uma opção é explicar a matéria para si mesmo, como se estivesse dando aula para alguém.

DEFINA HORÁRIOS DE PAUSAS

Respeitar o seu tempo significa conhecer seu limite e fazer pausas para um descanso, quando for necessário. Não esqueça que ninguém é de ferro. Por mais que você queira se dedicar integralmente aos estudos, é necessário ter em mente que forçar o corpo é diferente de se esforçar.
Uma boa dica é fazer uma pausa breve durante o período de estudos, pois isso auxilia o cérebro a recuperar o foco. Aproveite esse momento para beber água, comer alguma coisa e movimentar o corpo.

ADOTE A TÉCNICA POMODORO

O método Pomodoro é uma técnica de estudo desenvolvida na década de 1980, que divide o tempo de estudos em períodos de 25 minutos. Para isso, é importante usar um cronômetro ou o despertador do smartphone, mas deixe o aparelho distante da mesa para que ele não o distraia.
Assim, a cada 25 minutos de estudo intenso, marque a tarefa em que está trabalhando com um X, faça uma pausa de 5 minutos para espairecer e se movimentar. Após isso, retome de onde parou por mais um ciclo de 25 minutos e 5 de descanso. Realize esse processo de acordo com o período estabelecido para estudar.

ORGANIZE UMA PROGRAMAÇÃO

Trabalhar com um recurso de gestão de tempo é uma boa maneira de ter disciplina e organização. Estabelecer horários fixos para os estudos, alimentar listas ou planilhas de tarefas e montar um cronograma são medidas que facilitam o seu planejamento. Por consequência, o aproveitamento também melhora muito.
Sem uma programação, você ficará perdido em meio a tantos conteúdos e gastará tempo desnecessário ao decidir por onde começar. O recomendado é deixar a tarefa de cada dia predefinida e focar um tópico por vez.

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Sabia que uma alimentação rica em gorduras e sódio e pobre em nutrientes pode atrapalhar o seu foco nos estudos? Portanto, é fundamental uma dieta saudável e equilibrada. Priorize alimentos que aumentam a produção de energia, por exemplo, os carboidratos integrais, cereais e gorduras boas, como aquelas presentes no abacate, banana, castanhas e peixes.
Além disso, para ajudar ainda mais na concentração e na liberação de serotonina no corpo, coma um pedacinho de chocolate com um grande volume de cacau.

USE MARCA-TEXTO

Usar um marca-texto é uma técnica que nem todos aplicam, mas que faz bastante diferença quando o assunto é manter o foco nos estudos. Isso porque, quando você destaca trechos do conteúdo, sua atenção se volta para pontos importantes da disciplina, que podem ser localizados mais facilmente para a releitura.
Portanto, use canetas de cores diferentes para dinamizar a leitura e deixar o material atrativo. Por mais que pareça bobagem, os resultados são vantajosos para os estudos.
Agora que você já sabe como aumentar o foco nos estudos, lembre-se de seguir as nossas dicas para melhorar o seu rendimento na graduação. Além disso, faça pausas durante esse período para se alimentar e esticar as pernas, já que esse descanso ajuda a relaxar a mente.
Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, confira dicas sobre como controlar a ansiedade antes da prova!