Escolheu o curso de administração? Conheça as principais áreas do mercado

Tradicional, concorrido e muito promissor. O curso de administração é um dos mais procurados do Brasil, ficando em segundo lugar no ranking das graduações mais disputadas pelos candidatos interessados em ingressar em uma universidade no país.
Com um campo de atuação gigantesco e que oferece oportunidades para grandes posições de liderança e altos salários, uma carreira na área administrativa é o sonho de muitos profissionais que desejam atuar na gestão e funcionamento do mercado, fazendo a diferença em setores fundamentais para a estruturação da nossa sociedade contemporânea e das empresas que nela atuam.
Além disso, como uma grande vantagem, os administradores bem preparados para o mercado de trabalho encontram um campo de oportunidades onde os limites para sua atuação profissional são quase inexistentes e onde as chances de alcançar cargos de destaque abrangem praticamente todos os setores.
Conheça algumas das áreas mais promissoras para esses profissionais.

O MERCADO PARA PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO

De gestão de negócios a marketing e vendas, os administradores são profissionais bastante valorizados no mercado de trabalho, principalmente por sua visão estratégica e sua abordagem multidisciplinar.
Como um profissional que está capacitado para gerenciar os recursos físicos, materiais, financeiros e humanos de uma empresa, a abrangência de seus conhecimentos e habilidades, assim como sua visão ampla sobre as necessidades e demandas do mundo corporativo, o tornam indispensável para o bom funcionamento dos negócios, fazendo com que um bom profissional seja reconhecido e muito disputado.
A profissão permanece em alta no mercado, principalmente com as mudanças necessárias no setor de administração a partir da pandemia da covid-19. Com isso, aqueles que investem no curso de administração poderão vivenciar um crescimento acelerado do mercado nos próximos anos, principalmente se focarem em uma dimensão mais real e específica sobre as possibilidades de adaptação do setor no mundo pós-pandemia.
Outro fator que contribui para a alta demanda do mercado para profissionais de administração é a transformação digital, que vem acelerando o surgimento de novas tendências organizacionais nas empresas e trazendo a necessidade de implementar mudanças que acompanhem esse movimento.
Com isso, profissionais que possuem perfis alinhados com as transformações e se preparam para liderar setores mais dinâmicos através de um novo enfoque da administração, também conhecida como “administração do futuro”, recebem mais oportunidades e vivenciam um momento de grande competitividade no mercado.
Se você está pensando em dar os primeiros passos rumo a uma carreira em administração, saiba mais sobre os setores onde um administrador pode trabalhar e descubra como se destacar em cada um deles. Acompanhe.

PRINCIPAIS SETORES ONDE OS PROFISSIOANIS DE ADMINISTRAÇÃO PODEM ATUAR

Gestão Financeira

Figurando entre as oportunidades com os maiores salários do mercado, de acordo com o Guia Salarial 2021 divulgado pela consultoria Robert Half, o setor de gestão financeira oferece grandes oportunidades para os profissionais graduados em administração
Responsável pelo planejamento dos gastos, análises de risco e gestão de todos os recursos financeiros das empresas, o administrador que atua neste setor traz uma visão mais estruturada sobre o mercado. Por isso, seu potencial de analisar os negócios de forma mais abrangente o tornam uma peça-chave para o sucesso financeiro de uma instituição.

Recursos Humanos

Na área de Recursos Humanos, o administrador desempenha um papel importante para o crescimento das empresas, principalmente na atualidade, já que o universo corporativo enxergou a necessidade de dar ênfase à estratégia e ao planejamento de ações que visam reter talentos.
Responsável pela política de salários, planos de carreira, recrutamento e seleção, além de treinamento e capacitação de funcionários, o profissional de administração que atua no setor é o encarregado de alinhar as equipes aos planos da empresa e ao desenvolvimento do negócio.
Dessa forma, os administradores são fundamentais para suprir a demanda constante de gerentes e líderes mais plurais, com uma visão mais abrangente sobre as empresas e mais humana sobre a organização e seus funcionários. Eles tornam-se capazes de gerar um ambiente com constantes trocas de conhecimento, fortalecendo um ecossistema de networking tão necessário às empresas e ao desenvolvimento dos colaboradores.

Marketing

Atuando na área de Marketing, os administradores são os principais responsáveis por definir os objetivos das empresas e dar vida aos projetos que visam atingir seu público-alvo.
É seu papel:
  • colaborar com formas mais dinâmicas para transmitir uma imagem favorável da empresa no mercado;
  • compreender as necessidades dos consumidores;
  • traçar planejamentos estratégico para identificar necessidades e solucionar problemas.
Além disso, identificar as oportunidades do mercado e alinhar a comunicação externa da empresa perante seus seguidores também é outra responsabilidade dos administradores que optam por atuar neste setor. Sua capacidade de analisar o mercado com uma visão mais ampla contribui com o crescimento da marca e maximiza a aproximação dela com seu público.

Vendas e atendimento ao cliente

Já na área de vendas, um administrador é o responsável por:
  • alinhar o setor aos objetivos da empresa
  • estruturar um planejamento de controle de execução de metas e a avaliação dos resultados
  • alinhar e dar vida a toda estratégia de marketing
  • planejar e executar ações para a melhoria das vendas da marca,
  • realizar pesquisas sobre os níveis de satisfação do cliente
  • dar suporte para produtividade do setor através de uma gestão baseada em dados.

Logística

Atuando com logística e distribuição, o administrador é responsável por todo o gerenciamento, planejamento e execução da atividade logística de uma empresa.
Da produção ao estoque e transporte de materiais, seu papel é gerir e controlar todo o fluxo produtivo da organização, visando sempre o melhor custo-benefício e traçando estratégias que otimizem os processos para alcançar um alto grau de eficiência com o mínimo desperdício de recursos.
Neste setor, a atuação do administrador também é fundamental para garantir que todas as normas de qualidade e segurança sejam executadas, garantindo assim a qualidade do produto e dos serviços da empresa.
Como vimos, o setor de administração oferece grandes oportunidades para seus profissionais, além de uma variada lista de campos de atuação. Mesmo assim, para se destacar neste cenário tão competitivo, é preciso investir em uma formação de excelência para aumentar suas chances de conquistar a carreira dos seus sonhos.
Se você deseja potencializar suas oportunidades de construir uma vida profissional de sucesso, venha para a Universidade Veiga de Almeida. A UVA possui corpo docente qualificado e preparado para conduzir o curso de Administração e está totalmente atualizada e preparada para transmitir aos alunos o melhor das disciplinas e atividades curriculares.
Para saber mais sobre a graduação em Administração da UVA, veja os detalhes do curso clicando aqui.