Entenda como funciona um programa de trainee e quais são os impactos na carreira

graduação possibilita que os profissionais tenham oportunidades diferenciadas. Entre as mais interessantes da atualidade, estão os programas de trainee, que são destinados aos talentos recém-formados ou em vias de se formar. Você sabe como eles funcionam?
É natural ter dúvidas sobre o assunto. Em primeiro lugar, é bastante comum confundir trainee e estágio, pois ambas as contratações estão relacionadas ao aprendizado no ambiente de trabalho. Sem contar que esse modelo também é diferente de um emprego tradicional.
Ao longo deste conteúdo, tiramos as principais dúvidas sobre os programas de trainee. Você terá as respostas de que necessita para participar dos processos seletivos. Continue a leitura e conheça mais uma das diversas oportunidades para os graduados.

O QUE É UM PROGRAMA DE TRAINEE?

O programa trainee é a contratação de profissionais em treinamento, com o objetivo de prepará-los dentro da empresa para uma carreira de sucesso. A aplicação mais recorrente é a busca por talentos para ser executivos ou gestores no futuro, embora nada impeça a aplicação em outras profissões.

TRAINEE E EMPREGO

Perceba que o modelo é diferenciado. O trainee tem atribuições que vão gerar experiências de aprendizado e crescimento, mirando uma posição de liderança no futuro. Já a contratação definitiva pressupõe um profissional para cargo de gestor ou executivo, e não alguém que ainda será preparado.

TRAINEE E ESTÁGIO

Também vemos diferenças para os estágios. O estágio é um ato educacional e tem regras próprias de contratação. Já o trainee, embora esteja em preparação, já atua como profissional definitivo, além de ser contratado com os direitos da CLT.
Além disso, nesse modelo, não há obrigação de fornecer atividades e tarefas relacionadas ao curso superior do contratado. Muitos programas de trainee aceitam, até mesmo, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como Direito e Engenharia.
Isto é, mesmo a seleção sendo para um cargo de gestão ou executivo, não são apenas os graduados em Administração que podem concorrer.

COMO FUNCIONA UM PROGRAMA DE TRAINEE?

O ponto de destaque do programa de trainee são as atividades voltadas para o desenvolvimento de competências profissionais. Afinal, como visto, o foco das empresas não é buscar um profissional pronto, mas um talento para ser qualificado para o futuro.

SELEÇÃO

Normalmente, já nos processos seletivos, vemos diversas experiências de aprendizado. Ao lado de testes online, análise de currículo, provas de conhecimento, entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, é comum os candidatos participarem de cursos, elaborarem projetos para empresa, fazerem tours pelo ambiente de trabalho, entre outras iniciativas.

REMUNERAÇÃO

Os valores recebidos pelo trainee são superiores aos dos estagiários. Na Pesquisa Salarial Catho, em 2020, vemos as seguintes médias salariais:
No entanto, é preciso olhar cada caso, porque muitos processos seletivos admitem mais de uma área de atuação. Além disso, as empresas podem definir benefícios, como vale-alimentação, ajuda de custo para academia, vale-transporte, auxilio combustível e plano de saúde.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR

Os programas de trainee têm regras definidas pelas próprias empresas, mas costumam ser uma oportunidade para pessoas sem muita experiência profissional. Normalmente, os requisitos estão relacionados à graduação recente ou a matrícula nos últimos anos do curso superior. Há casos, como nas empresas de origem estrangeira, em que se exige o inglês.

DURAÇÃO

A duração do programa também varia bastante: não há um limite de dois anos, como acontece no estágio. A permanência na função é temporária, e pode variar de quatro a seis anos. Logo após, diante de um bom desempenho, a tendência é você ser efetivado, até por conta do investimento realizado pela empresa.

FUNÇÃO DO TRAINEE

O desenho de um programa de trainee pode mesclar atividades de educação, atribuições normais do cargo e projetos dentro da empresa. A proposta estará descrita no anúncio do processo seletivo, e não é uniforme.
As atividades de educação são cursos, dinâmicas, mentorias, orientação profissional e outras atividades voltadas para melhorar as competências técnicas e comportamentais. Além disso, é comum o trainee passar por diversas áreas da empresa para compreender profundamente o negócio.
Já as atribuições normais do cargo são as tarefas do dia a dia, como exercer tarefas de gestor, executivo, contador, advogado, analista financeiro etc. Essas funções podem ser acompanhadas por profissionais mais experientes, embora isso não seja obrigatório.
Por fim, os projetos são trabalhos especiais, normalmente, voltados para a inovação. É o caso, por exemplo, dos trainees que são chamados para participar do desenvolvimento de produtos, propor melhorias para os processos da empresa, desenvolver campanhas de marketing etc.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DESSA EXPERIÊNCIA PARA A CARREIRA?

A participação em programas de trainee marca o início de uma carreira diferenciada. Ao ser contratado, você terá um acesso muito mais rápido a oportunidades de crescimento e educação, além de, muitas vezes, ser efetivado em uma posição de liderança já nos primeiros anos depois de formado.

ASCENSÃO PROFISSIONAL MAIS RÁPIDA

A alavancagem é o primeiro grande benefício dos programas. Não é incomum, por exemplo, que o cargo a ser ocupado no futuro já esteja acordado no momento da contratação. Mesmo que não esteja, o currículo terá uma experiência profissional rara para os recém-formados, o que torna o profissional mais competitivo.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Os empregadores dedicam grandes esforços para preparar os trainees, porque é uma oportunidade de formar profissionais-chaves com a cultura da empresa. Consequentemente, uma parte relevante de programa é o desenvolvimento de competências, tanto pela educação corporativa como pela vivência no ambiente de trabalho.

FORMAÇÃO DIFERENCIADA

Ao final do programa, o profissional terá uma formação que alia teoria e prática, além de um conhecimento aprofundado do negócio em que ele foi inserido. Logo, larga na frente para concorrer às oportunidades dentro ou fora da empresa contratante.

AMPLIAÇÃO DA REDE DE CONTATOS

O trainee também constrói um networking rico durante a permanência na empresa. Os participantes do programa podem ter contato com os diretores da empresa, além dos profissionais de cada um dos setores em que atuam durante o processo. Assim, conhecem pessoas importantes de todas as especialidades e níveis hierárquicos.
Os benefícios, portanto, são bastante relevantes e aceleram o crescimento profissional. Aliás, ao participar dos programas de trainee, sempre existe a possibilidade de uma contratação definitiva, na maioria dos casos, em posições-chaves. Logo, não deixe de participar dos processos seletivos, pois uma contratação será um diferencial na sua carreira.
Que tal dar o primeiro passo agora e escolher uma boa universidade? Entre em contato com a nossa equipe e encontre o curso ideal para você.