Conheça os diferenciais da graduação em Engenharia Elétrica da UVA

Você sabe quais são as atividades desenvolvidas por um profissional formado em Engenharia Elétrica? Ele é responsável por calcular, construir e projetar toda a parte elétrica de um lugar. É possível trabalhar com obras privadas e públicas, no setor imobiliário ou industrial, entre várias outras especialidades.
Por ser uma profissão com um amplo mercado de trabalho e excelentes remunerações, muitos estudantes pensam em fazer graduação em Engenharia Elétrica. Esse é o seu caso? Então, saiba que está em um ótimo caminho!
Para conquistar bons cargos e empregos, é importante investir em sua formação, escolhendo uma universidade de qualidade e que se preocupe com o aprendizado de seus alunos. Ficou interessado? Quer saber quais são os diferenciais da graduação em Engenharia Elétrica da UVA? Então, continue a leitura!

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO ELETRICISTA?

Se você está em dúvida sobre o que faz um engenheiro eletricista, saiba que os profissionais do ramo podem atuar em vários campos, como geração, distribuição e transmissão de energia, indústria eletrônica, controle e automação, entre outros.
Esse tipo de engenheiro tem um papel muito importante para que o mundo moderno funcione de maneira adequada. Isso porque ele é uma peça essencial na construção civil, pois assegura que projetos luminotécnicos elaborados pelos arquitetos sejam seguidos.
Com isso, o profissional garante a correta e segura utilização da energia elétrica em estabelecimentos, centros comerciais e em casas. Também pode trabalhar ativamente em diferentes indústrias, como a metalúrgica, automotiva e de produção têxtil.
Neles, o engenheiro eletricista desenvolve máquinas elétricas fundamentais para otimizar o trabalho interno de confecção de peças. Resumindo, os profissionais encontram boas oportunidades nessa área, permitindo que o recém-formado tenha oportunidades de emprego em diversos setores.
Sabia que esse é um dos tipos de Engenharia com as melhores remunerações? De maneira geral, o salário médio de um profissional formado na área é de R$ 7.972,10 — excelente, né?

COMO É O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA?

A graduação em Engenharia Elétrica na UVA é do tipo Bacharelado, dura 5 anos (10 períodos) e pode ser feita na modalidade de ensino presencial ou semipresencial. Ela está estruturada para propiciar os fundamentos teóricos e as técnicas avançadas aplicáveis à resolução de problemas no ramo da eletricidade.
O objetivo principal é preparar o estudante para compreender o funcionamento do sistema de geração e distribuição de energia elétrica. Para isso, aprende a aplicar os princípios da área de ciências exatas e da física para elaborar os projetos direcionados à eletricidade e ao eletromagnetismo.
Após a formação, você poderá:
  • operar e reparar vários equipamentos em clínicas e hospitais e em um projeto de instalação elétrica;
  • trabalhar em uma concessionária de energia ou fábrica de smartphones;
  • participar da construção de usinas nucleares, termelétricas e hidrelétricas;
  • criar componentes eletrônicos.

QUAL A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UVA?

No início da graduação, as disciplinas são comuns a outras Engenharias, como Química, Algoritmos, Física Geral e Experimental. Após esse tempo, o curso apresenta uma visão mais específica dessa profissão.
Uma curiosidade é que, aqui na UVA, o conteúdo técnico do currículo é muito coerente quanto à sua abrangência, enfatizando o mercado de trabalho presente e o futuro. Além disso, a estrutura curricular é atualizada, para permitir aos engenheiros um bom desempenho no mercado.
O curso permite ao profissional uma visão crítica dos problemas da Engenharia e a capacidade de sugerir soluções práticas e objetivas. A grade curricular é composta por matérias como:
  • Ciências dos Materiais;
  • Bases de Programação;
  • Eletricidade, Propagações Ondulatórias e Magnéticas;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Circuitos Elétricos em Corrente Alternada;
  • Eletromagnetismo e Aplicações;
  • Máquinas Elétricas e Conversão de Energia;
  • Geração de Energia Elétrica;
  • Sistemas Elétricos Polifásicos;
  • Subtrações de Potência e Industriais.

QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO?

Como destacamos ao longo desse material, o mercado de trabalho da área é muito aquecido e com remunerações atrativas. Algumas das principais especialidades são:

  • fornecimento de energia: o profissional trabalha em empresas de fornecimento, como companhias municipais e hidrelétricas — também projeta novos sistemas de gestão e armazenamento de recursos;
  • eletroeletrônica: aqui, o engenheiro eletricista trabalha com o desenvolvimento de materiais eletrônicos — ele pode oferecer seu serviço tanto para obras públicas quanto para empresas privadas;
  • construção civil: projeta a parte elétrica de uma obra, seja privada, seja pública — cuida tanto da escolha dos materiais quanto da sistematização, pensando na qualidade da energia;
  • automação: projeta mecanismos de automação para sistemas elétricos e máquinas — também atua no setor imobiliário.

QUAIS OS DIFERENCIAIS DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA UVA?

Sabemos que a formação de qualidade é fundamental para quem quer se destacar no mercado de trabalho e alcançar os melhores cargos. Assim, é muito importante estudar em uma universidade reconhecida, como a UVA.
Desde 1971 com cursos de graduação, oferecemos um ensino de qualidade, destacando os diferentes tipos de Engenharias oferecidos nas unidades. No caso da Engenharia Elétrica, você pode estudar na modalidade presencial, aproveitando o suporte dos professores, a troca de experiência e o convívio com a turma, ou na modalidade semipresencial com mais flexibilidade nos horários e menor custo na mensalidade.
Além disso, conta com toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas práticas e teóricas, com bibliotecas e laboratórios para as novas tecnologias de máquinas, computação e automação.
Outro diferencial da UVA é o corpo docente. São professores preparados e qualificados, que atuam no ramo. Isso ajuda você a trazer ainda mais experiência positiva para dentro da sala de aula — sem falar do networking, com chances de conseguir até indicação para uma vaga de estágio ou emprego.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ESTUDAR ENGENHARIA ELÉTRICA?

O curso de Engenharia Elétrica pode proporcionar vários benefícios aos estudantes que procuram uma boa colocação no mercado de trabalho. Algumas vantagens incluem:
  • curso dinâmico;
  • excelentes remunerações;
  • interdisciplinaridade com outras Engenharias;
  • várias áreas de atuação;
  • amplo mercado de trabalho.
Agora que você já sabe como é a graduação em Engenharia Elétrica, lembre-se de pesquisar mais sobre esse curso para ficar por dentro das suas características. Se já sabe que a área de exatas é a ideal, não deixe de conferir os diferenciais da formação em Engenharia de Produção da UVA. Gostou deste post, quer estudar em uma universidade reconhecida e bem-conceituada ou tem alguma dúvida sobre o curso de Engenharia Elétrica? Então entre em contato com a gente. Será um prazer respondê-lo!