Confira os projetos de atendimento online da UVA

Devido à paralisação temporária das aulas presenciais, diversas instituições de ensino têm adaptado a matriz curricular com o intuito de manter o andamento do processo de aprendizagem. Por conta disso, a Universidade Veiga de Almeida também definiu maneiras de prestar apoio à comunidade acadêmica, por meio do atendimento online UVA.
Esse projeto consiste em uma série de materiais, separados por graduação e temática, que visa a instruir as pessoas no período da quarentena. Alguns dos projetos foram elaborados por graduandos e docentes da UVA, contribuindo para ações de inovação na educação.
A seguir, confira quais são as opções de atendimento online que a UVA disponibilizou para auxiliar a comunidade no cenário atual!

PROJETOS DE ATENDIMENTO ONLINE UVA EM ANDAMENTO

Os projetos de atendimento online UVA têm o objetivo de oferecer conteúdos e materiais ricos durante o período de quarentena. Diversos temas são voltados para a qualificação profissional e assuntos que envolvem as profissões do futuro, as tendências e expectativas do mercado de trabalho.
Essa foi uma maneira que a UVA encontrou para prestar apoio a quem mais precisa, permitindo aos alunos, professores e toda a população ter acesso às informações. A seguir, confira quais são os projetos em andamento.

PROJETO TRANSFORMA TELEATENDIMENTO FISIOTERAPIA

Os Teleatendimentos de Fisioterapia são serviços gratuitos oferecidos pelo curso de Fisioterapia UVA a pacientes que receberam alta da covid-19. As consultas são virtuais, feitas por professores de Fisioterapia e o apoio de 200 estagiários do curso.
Além disso, a UVA realiza teleconsulta para quem necessita de fisioterapia respiratória, assistência a dores crônicas, disfunções ortopédicas, lesões traumatológicas e disfunções neurológicas.

PROJETO TRANSFORMA GUIA ALIMENTAR

O Projeto Guia Alimentar, criado pelo curso de Nutrição da UVA, disponibilizou o e-book “Guia sobre alimentação, nutrição e saúde 2020”, para auxiliar a rotina alimentar das famílias no período de isolamento social. O foco, com isso, é dialogar sobre a importância da alimentação saudável, sobretudo na quarentena.

PROJETO TRANSFORMA MAPA COVID-19 RIO

Liderado pelo coordenador e por alunos do curso de Geografia da UVA, o Mapa Covid-19 no Rio tem o objetivo de indicar os casos diagnosticados do coronavírus nos bairros das cidades do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. O mapa poderá ser acessado gratuitamente em um aplicativo para smartphones Android.

PROJETO TRANSFORMA MEDIA LAB TALKS

Idealizado pela coordenadora de Publicidade, Ediana Avelar, o projeto Media Lab Talks tem o intuito de promover palestras com profissionais de comunicação em tempos de quarentena. As transmissões são feitas por meio de lives e disponibilizadas no canal do YouTube do Media Lab.

PROJETO TRANSFORMA E-BOOK DICAS DE SAÚDE

Alunos de Fisioterapia elaboraram um e-book com recomendações para a saúde, que têm como foco o cuidado com o corpo no período de isolamento social. O material “Orientações fisioterápicas para a melhora da saúde durante o isolamento social em combate ao Covid-19” está disponível gratuitamente para toda a população.

PROJETO TRANSFORMA LIVES UVA

A UVA inciou uma série de lives com a participação de professores da instituição para abordar questões sobre temas ligados à saúde e ao novo coronavírus. Nelas, são debatidos assuntos relacionados à rotina e aos cuidados com os novos desafios impostos pela pandemia. As lives são transmitidas gratuitamente pelo Instagram da UVA.

PROJETO TRANSFORMA CENTRAIS MÉDICAS

O projeto Guia para Centrais Médicas foi elaborado por uma professora do curso de Enfermagem da UVA para orientar os profissionais sobre como lidar com o novo coronavírus nas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Além disso, a docente disponibilizou uma nota técnica detalhando os impactos da pandemia nas CMEs e todos os cuidados que devem ser tomados.

PROJETO TRANSFORMA APOIO VIRTUAL IR

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da UVA oferecem suporte gratuito para quem tem dificuldade em preencher a declaração do Imposto de Renda (IR), por meio de um plantão virtual. O serviço é online e faz parte das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da instituição, em parceria com a Receita Federal, voltado para pessoas físicas.

MATERIAIS RICOS NO BLOG E AÇÕES NAS REDES SOCIAIS

Diversos materiais ricos, como e-books exclusivos da UVA já estão disponíveis para toda a população, tratando de temáticas sobre estudo em casa, empregabilidade e ensino superior em tempos de pandemia. A UVA também preparou uma página com conteúdos exclusivos e mais de 40 vídeos do Momento da Informação com webaulas dos professores e convidados, abordando diversos assuntos.
Além disso, também foram elaboradas ações específicas para as redes sociais, como dicas de técnicas, metodologias e apps que podem ajudar com os desafios do distanciamento social. Nas mídias, ainda é possível ver as lives da comunidade acadêmica e conferir dicas de serviços sociais oferecidos pela UVA.

ATENDIMENTO ONLINE UVA: O QUE VEM POR AÍ!

A UVA também está com alguns projetos em desenvolvimento. Veja agora quais são eles:
  • A nova normalidade pós-pandemia: o professor Fernando Saldanha está trabalhando em uma pesquisa sobre como será a nova normalidade pós-pandemia e como as empresas e a sociedade deverão se adequar;
  • Apoio a ONGs: alunos da disciplina maker, conduzida pela professora Mônica Miranda, estão levantando demandas de ONGs e montando planos de ação para apoiá-las em projetos de comunicação, a fim de potencializar a arrecadação;

  • E-book para alunos do ensino médio e fundamental: estudantes da Engenharia Ambiental estão criando tirinhas sobre conceitos de ecologia para produzir um conteúdo completo que será transformado em um e-book. O objetivo é compartilhá-lo com escolas que desejam trabalhar a temática;
  • Atendimento a distância: alunos de Enfermagem, sob orientação da professora Monique Evelyn, planejam desenvolver um aplicativo para assistência aos pacientes;
  • Retrato da Gestão de Pessoas: a pesquisa busca identificar os diversos projetos de lei, medidas provisórias e emendas constitucionais que vêm sendo implementados ao longo dos anos, além dos tipos de correntes políticas por trás dessas alterações.
Para participar dos projetos de atendimento online UVA, basta acompanhar as redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades! Alguns eventos exigem um pré-cadastro, que pode ser feito rapidamente e sem custos. Com isso, você pode aproveitar o período da quarentena para ficar melhor informado e se atualizar sobre temas relacionados a este delicado momento.
Além disso, a UVA fez uma seleção dos melhores conteúdos para você acompanhar neste momento de quarentena. Confira e inscreva-se!
Você quer ficar por dentro de todos os serviços que a UVA tem disponibilizado? Então, acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.