Como fazer amigos na faculdade com distanciamento social

Para aqueles que continuam sua graduação ou para os que acabaram de iniciar seus estudos na faculdade durante a pandemia da covid-19, o distanciamento social tem sido um verdadeiro desafio quando o assunto é fazer novos amigos e manter seus círculos sociais ativos de forma digital.

Como parte importante da vivência acadêmica, criar uma boa rede de contatos e manter um relacionamento saudável com colegas e professores se tornou uma tarefa complicada em tempos de crise. Isso tem causado certa ansiedade e despertado nossa atenção à importância de manter as relações ativas em favor da nossa saúde mental.

A verdade é que essa necessidade de limitar nosso contato social ao vivo devido às circunstâncias do vírus tem provocado muitas mudanças nas nossas relações afetivas, não é mesmo? Mas, apesar do isolamento imposto pela pandemia, ainda é possível utilizar o meio virtual como uma excelente ferramenta para conhecer melhor seus colegas de curso e manter suas relações em dia na faculdade.

COMO O DISTANCIAMENTO SOCIAL MUDOU AS RELAÇÕES?

Teste vocacional a distância, matrículas e entregas de documentos online, aulas em ambiente virtual, trabalhos acadêmicos discutidos via videoconferência e tarefas rotineiras transferidas para o digital. A pandemia trouxe a todos a necessidade de ajustar os processos do dia a dia para

conseguir dar seguimento aos planos de nossas vidas, mudando a forma como aprendemos, nos relacionamos, trabalhamos e produzimos.

Com o distanciamento social, o uso das ferramentas virtuais trouxe novos formatos e dinâmicas de convivência, tornando-se uma das poucas formas de continuar a socializar, fazer novos amigos e manter o contato com aqueles que amamos. A maneira como nos relacionamos mudou e exigiu preparo para lidar com tantas mudanças e compreender o momento em que vivemos.

De modo geral, o digital pode ser um recurso valioso para manter essa condição tão fundamental para nos definir enquanto indivíduos: a nossa relação com o outro. Mesmo assim, é preciso saber utilizá-lo de forma produtiva graças ao seu potencial de simplificar ou dificultar diálogos, criar relações saudáveis ou distanciar ainda mais as pessoas e até mesmo criar ou destruir barreiras na hora de fazer novos amigos.

Nesse ponto, é preciso saber se flexibilizar. O que antes era mais simples, devido ao contato presencial, tornou-se mais desafiador quando passado para a tela de um computador ou smartphone. De todo modo, essa é uma ótima oportunidade para aprender a se adaptar. Esse novo formato de interação social dentro do ambiente virtual parece ter chegado para ficar e promete mudar a forma como encaramos o futuro do trabalho, dos estudos a distância e, principalmente, da maneira como nos relacionamos com outras pessoas.

COMO MANTER O CONTATO COM OS COLEGAS DE FACULDADE E A IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOS SOCIAIS?

Durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de elevar seus círculos sociais e criar um networking imprescindível para uma vida profissional de sucesso. É na faculdade que o estudante começa a ter um contato mais recorrente com outras pessoas que compartilham a mesma área de atuação, sejam elas professores, colegas de classe, participantes de grupos de estudos e outros profissionais que já atuam na área.

Neste ponto, o aluno compreende como é importante se manter ativo dentro dos grupos que compartilham os mesmos interesses acadêmicos e profissionais que ele, impulsionando uma grande socialização que pode contribuir (e muito) para a construção da carreira profissional dos sonhos. Além disso, manter o contato com colegas, professores e profissionais atuantes na área traz muitos benefícios para aqueles que desejam construir um futuro profissional de excelência. Conheça alguns deles:

  •  expande horizontes; · ajuda a adquirir mais conhecimento e a refinar as habilidades profissionais mais buscadas por empresas;
  • eleva a compreensão sobre a prática e o dia a dia da profissão;
  •  aumenta as chances de ser indicado para boas colocações dentro do mercado de trabalho;
  • colabora para descobrir seu propósito de carreira;
  • cria uma rede sólida de contatos que será muito útil para apoiar novos projetos no setor.

Em tempos de pandemia, o famoso networking também sofre as consequências do isolamento social, o que torna mais difícil cultivar bons relacionamentos e fazer novos amigos. Mesmo assim, dá para utilizar o digital de forma inteligente para potencializar e melhorar a sua rede de contatos durante a faculdade. Acompanhe as dicas.

3 DICAS PARA MANATER OS CÍRCULOS SOCIAIS ATIVOS NA FACULDADE

  • Use bem suas redes sociais

Todos já conhecem o enorme potencial das redes sociais para unir pessoas e, para fazer novos amigos na faculdade, isso não poderia ser diferente. Utilizar as mídias digitais pode ser um ótimo caminho para fazer alguns preciosos contatos iniciais, principalmente quando falamos de grupos que reúnem os

alunos de uma mesma sala, de uma mesma especialização ou até mesmo da faculdade inteira.

Se esses grupos ainda não existem, aproveite para criá-los. Isso ajudará a reforçar relações e criar laços com pessoas que compartilham os mesmos interesses, o que pode facilmente evoluir para encontros presenciais após a quarentena.

  •  Aproveite os recursos dos ambientes virtuais

As plataformas para aulas online não são as únicas ferramentas disponibilizadas dentro dos ambientes virtuais das universidades. Dentro delas, é possível encontrar informações sobre palestras digitais, rodas de conversas via videoconferência, grupos de estudos online e outros recursos excelentes para ajudar a conhecer pessoas.

Explore o potencial do ambiente virtual da faculdade e aproveite para elevar seus conhecimentos, ser mais participativo academicamente e ainda fazer novos amigos.

  •  Agende bate-papos online

Reunir as pessoas para conversar, compartilhar suas dúvidas e experiências sobre as aulas ou até mesmo rir e aproveitar um momento descontraído entre colegas. Os bate-papos online são muito versáteis e, utilizando ferramentas como Zoom, Skype ou Google Meet, por exemplo, é fácil marcar um horário para conversar com amigos e convidar pessoas novas para se atualizar ou discutir hobbies como livros, revistas, jornais, filmes e outros assuntos variados.

Como vimos, a pandemia trouxe novos padrões para nossas relações sociais, mas ainda é possível cultivar novos amigos na faculdade e manter um contato próximo com os colegas. Claro que é preciso alguma adaptação, mas cultivar esse hábito pode ser essencial para criar vínculos duradouros e ajudar você a se aproximar de novas e interessantes pessoas, mesmo que virtualmente.

Agora, que tal saber como organizar seus estudos para realiza-los com tranquilidade em casa? Preparamos o e-book Estudo em casa: Um guia completo para criar uma rotina durante a pandemia. Nele, você tem acessoa diversas orientações e dicas de ferramentas que vão te auxiliar a organizar seus estudos e metas. Baixe agora!