UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA realizará avaliação institucional com alunos e professores

UVA realizará avaliação institucional com alunos e professores

08 de novembro de 2017

Perguntas sobre o ensino pedagógico, o espaço físico e as áreas de ambientação poderão ser respondidas pelo celular

O processo de autoavaliação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) já está disponível nos portais do aluno e do professor. Promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o questionário tem como objetivo dar voz àqueles que lidam diretamente com os serviços e atendimentos ofertados pela UVA a fim de identificar as fraquezas e fortalecer as potências da universidade.

“É através da CPA que analisamos o grau de satisfação dos nossos estudantes e docentes para, da melhor maneira possível, atender as observações feitas no relatório”, explica o professor Antônio Carlos Sarquis, presidente da comissão. Ele destaca que através dessa avaliação já foram realizados diversos avanços da UVA, como a acessibilidade em todos os campi e a melhoria dos equipamentos dos laboratórios e da brinquedoteca. Aliás, uma novidade na CPA deste ano surgiu dos pedidos feitos por alunos e professores no questionário do ano passado: todos poderão responder as perguntas pelo celular digitando o link encontrado nos portais do aluno e do professor.

Sarquis explica que durante o ano são feitas três reuniões com a equipe da comissão. “Nesses encontros nós analisamos o que melhorou e o que precisa de mais atenção para construirmos um novo formulário. Também fazemos um relatório do resultado bruto e enviamos ao MEC”, ressalta. As observações feitas na avaliação são encaminhadas para as áreas competentes da universidade para que sejam resolvidas e que no questionário do ano seguinte o assunto voltará a ser discutido para avaliar se as mudanças surtiram o efeito desejado.

A primeira parte da avaliação institucional é a visita de representantes do MEC às instituições de ensino para o recredenciamento e reconhecimento dos cursos, a segunda etapa é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos, e a terceira e última parte é a autoavaliação. “Nós não cumprimos só uma legislação, queremos fazer uma avaliação crítica e construtiva para assim oferecer o melhor aos nossos alunos e docentes”, finaliza Sarquis.


Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional