UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA promove competição de robôs

UVA promove competição de robôs

13 de dezembro de 2017

Cerca de 900 alunos estiveram envolvidos na disputa

Os estudantes do Ciclo Básico das Engenharias da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram no último dia 6 da primeira competição de robôs da instituição. A disputa foi realizada nos períodos da manhã e da noite no campus Tijuca e contou com a participação de 20 equipes. O projeto envolve as disciplinas de Princípios da Engenharia, Laboratório de Criatividade e Inovação, Gerenciamento de Projetos de RI e Técnicas de Laboratório de Física I e II.

A competição contou com o apoio da coordenadora do Ciclo Básico das Engenharias, Andreia Nogueira, dos professores André Almeida, Thiago Daboit, Rogério Mandelli, Thaiana de Paula Cordeiro e Sandro Vilela. “Os alunos estudaram o Arduino e foram os responsáveis por montarem os próprios robôs. E concluir toda essa etapa é uma satisfação enorme, percebo que eles estão felizes de participar”, conta o professor André Almeida, que também é gerente do projeto.

Maria Frastrone, diretora de Extensão, explica que o projeto surgiu após a mudança do modelo pedagógico da UVA. “É importante que o aluno enxergue no mundo tudo aquilo que ele produz dentro da universidade e a implementação das atividades de formação extraclasse permite a transformação da ciência, o conhecimento construído dentro da instituição, em tecnologia”. Ela comenta que durante o período de preparação os estudantes tiveram a chance de trabalhar na plataforma Arduino, de prototipação eletrônica.

“Esse projeto é importante, pois o aluno transforma toda a discussão teórica em sala de aula em prática. O desenvolvimento da produção acadêmica faz com que eles coloquem realmente a mão na massa e produzam cada vez mais bons conteúdos”, complementa o diretor acadêmico do campus Tijuca, Eduardo Maluf.

A competição contou com quatro pistas e diferentes tipos de obstáculos e empecilhos. Os competidores tiveram que passar por todas as etapas até chegar à final. “Os alunos construíram tudo e mesmo com as dificuldades, percebo que eles desenvolveram autonomia e conseguiram dar conta de todo o trabalho”, comemora a professora Danielle Spada.

No período da manhã, ficou em primeiro lugar na competição a equipe 3, que estava sendo representada pelos alunos Felipe Silva e Breno Alves, ambos do 4° período do Ciclo Básico de Engenharia. “Foi um desafio, pois tivemos que errar quase nada e ao mesmo tínhamos que passar pelo percurso de forma rápida e eficiente. Hoje, tenho a certeza que todo o meu empenho valeu a pena”, destaca Felipe.

No período da noite, o grupo vencedor era formado pelos alunos Morgam Torres e Thiago Carvalho (Engenharia Elétrica), Brenda Martins (Engenharia de Produção), Enrico Amorim (Engenharia Ambiental), Antônio Jacques e Dario Pereira (Engenharia Civil).

As equipes finalistas foram contempladas com os carrinhos utilizados durante a competição. “Estamos satisfeitos de ter chegado até aqui, agradeço todo o apoio da UVA durante o período de preparação e também por todos os materiais novos fornecidos”, comemora Gustavo Nogueira, aluno do 3° período de Engenharia Elétrica.


Texto produzido por Carlos Brito e Gabriel Brum, estagiários da Comunicação Institucional

fotos da galeria