UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA oferece cursos do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

UVA oferece cursos do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

04 de dezembro de 2017

Conteúdos da universidade americana serão ministrados pela primeira vez no Brasil

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) irá oferecer, a partir do primeiro trimestre de 2018, cursos totalmente virtuais e em português do Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade americana reconhecida como a melhor do mundo nos últimos cinco anos, segundo o QS World University Ranking. Todo o material será desenvolvido e aprovado pelos professores e pesquisadores do laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL, em inglês).

A responsável por essa pareria é a Ilumno, mantenedora da UVA. O reitor da Veiga, Arlindo Cardarett Vianna, afirma que fazer parcerias com instituições renomadas internacionais e oferecer o material em português é o modelo da Ilumno. Ele acredita que o novo projeto irá beneficiar ambas as universidades e os estudantes brasileiros. “A Veiga passa a oferecer um curso único com dupla certificação com o MIT e os alunos do fazer as aulas em português aperfeiçoando-se para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, comenta.

Até o momento, há quatro temas definidos. Um deles é de Internet das Coisas (IoT), adequado para profissionais com experiência em engenharia elétrica ou informática. “É ideal para pessoas que desejam aproveitar a IoT para enfrentar os desafios do mercado, incluindo  segurança cibernética, arquitetura do sistema e o gerenciamento de dados. Por causa da natureza desse curso, a informação é aplicável às pessoas que trabalham em diversas indústrias, desde cuidados de saúde até telecomunicações”, explica Arlindo.

Outra formação disponível é Big Data, projetado para analistas e cientistas de dados, bem como trabalhadores que desejam transformar grandes volumes de dados em informações aplicáveis ao negócio analisado. “Devido ao amplo caráter da informação, é correto para profissionais juniores e gerentes seniores. Uma vez que esse não é um curso introdutório, o corpo docente recomenda fortemente que os participantes tenham conhecimentos substanciais de técnicas estatísticas e cálculos de dados ou métodos quantitativos de pesquisa de dados”, indica o reitor.

Mais um tema é o de Inteligência Artificial (AI), projeto destinado a preparar colaboradores com responsabilidades estratégicas de tomada de decisão, como futuro gerentes (managers), gerentes e executivos de alto nível, para efetivamente analisar, articular e aplicar os principais conhecimentos de gerenciamento e liderança de AI no trabalho e nas equipes e organizações. Além desses, há o de Aplicativos Específicos de Negócios (Business Applications), projetado para capacitar executivos e gerentes (managers) com as habilidades necessárias para refinar processos de negócios através de uma metodologia de melhoria integrada. “Quer se trate de health care, logística, planejamento urbano, engenharia, serviços financeiros, educação, ONGs, ou qualquer outro segmento, os profissionais se beneficiarão do que este programa tem para oferecer”, recomenda Arlindo.

O reitor comenta que esses cursos que foram escolhidos são extremamente procurados no MIT, contam com assuntos de vanguarda e todos os materiais que estarão disponíveis são considerados referências mundiais. “É uma honra muito grande para a Veiga participar desse projeto ao lado do MIT. Faz parte do plano de internacionalização da universidade e está compatível com toda a qualidade acadêmica que a Veiga vem apresentando ao longo do tempo”, conta.

*Texto produzido por Christyne Lopes, do Laboratório de Comunicação Corporativa