UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA estará na Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ

UVA estará na Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ

05 de abril de 2018

Curso de Design Gráfico da Veiga fecha parceria para falar sobre animação no evento

A Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), que há três anos é promovida pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) durante o mês de maio, na Praia Vermelha, contará esse ano com o talento e o conhecimento dos alunos e professores do curso de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (UVA). A convite dos próprios organizadores, a coordenação e os estudantes serão responsáveis pela mesa de debate sobre animação, que em 2018 estreará como um novo tema do evento.

“Os organizadores da SIQ buscavam se aproximar da narrativa animada. Por essa razão, os professores Octavio Aragão e Amaury Fernandes, coordenador da SIQ e diretor da ECO-UFRJ respectivamente, nos convidaram para ficarmos responsáveis pela parte de animação. Depois de algumas conversas, criamos o prêmio André LeBlanc, que visa destacar quadrinhos, animação e literatura fantástica”, explica o coordenador do curso de Design Gráfico da UVA, Gabriel Cruz.

De acordo com o coordenador, essa é uma oportunidade interessante, pois o curso de Design Gráfico da UVA participará de um evento tradicional e de grande magnitude, que sempre conta com quadrinistas brasileiros e do exterior. “História em quadrinho é uma linguagem de arte sequencial muito próxima à animação. Para os nossos alunos cujo objetivo é se formar para trabalhar com animação ou ilustração digital, a HQ seria uma segunda opção”, explica.

O primeiro contato com a proposta do evento ocorreu em uma palestra denominada Pré-SIQ, que contou com a presença do quadrinista francês Fabien Toulmé, que falou sobre o livro de sua autoria Não era você que eu esperava. A obra narra a história de Toulmé junto ao dia a dia da filha, portadora da síndrome de Down, desde a descoberta da doença, passando pelas crises emocionais e, por fim, a aceitação.

Também está prevista outra Pré-SIQ, que será realizada no campus Tijuca da UVA, ainda sem data definida, com palestras sobre o mercado de animação e games, além da presença de alguns quadrinistas.

*Texto produzido por Leonardo Marques, do Laboratório de Comunicação Corporativa, campus Tijuca