UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA e Fundação Pró-Hemorio firmam parceria

UVA e Fundação Pró-Hemorio firmam parceria

05 de janeiro de 2017

Acordo começa com destinação das latas de leite arrecadadas nos vestibulares solidários e evoluirá para convênio de estágio e projetos de pesquisa e extensão

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), o HEMORIO e  a Fundação Pró-Hemorio iniciaram na última terça-feira, 27, a construção de um acordo de parceria para destinação das latas de leite em pó arrecadadas nos vestibulares solidários da UVA. A partir do início do próximo período letivo, serão formatados convênios de estágio para que alunos de diversos cursos possam exercer prática profissional no hospital, além de projetos de pesquisa e extensão que passam a ter na instituição um campo de colaboração e aplicação.

Para Leonardo Rabelo, pró-reitor de Pós-graduação, extensão e pesquisa da UVA, a parceria é importante para enriquecer o campo de prática profissional dos alunos com uma experiência em uma instituição de referência. Mariana Simões de Alcântara, coordenadora de Carreiras, complementa dizendo que a oportunidade é importante para a formação dos profissionais, especialmente os da área da saúde, que se graduarão ainda mais preparados para atuar na saúde pública. Edna Costa, professora responsável pelo vestibular solidário, avalia a oportunidade como um presente no apagar das luzes de 2016. “Procurávamos uma instituição onde pudéssemos fazer a diferença com as doações arrecadadas, além de trazermos oportunidades para nossos alunos. Que esse acordo renda muitos frutos e estimulem os jovens a conhecer o trabalho da instituição e doarem sangue”, diz.

A primeira doação contabilizou 1.460 latas de leite. A diretora presidente Fundação Pró-Hemorio, Delaine Fidlarczyk, detalhou como farão a diferença na recuperação dos pacientes. “A Pró-HEMORIO é uma fundação sem fins lucrativos que tem o objetivo de apoiar o tratamento dos pacientes com doença hematológica, além de promover atividades de pesquisa, ensino e assistência junto ao HEMORIO, que é um hospital especializado em doenças do sangue, como leucemia e doença falciforme. O leite colabora no tratamento do paciente em casa, além de fazer parte da dieta dos que estão internados”, explica. Já a coordenadora de desenvolvimento institucional, Thaís de Figueiredo Oliveira, apresentou as áreas onde UVA e Hemorio poderão firmar convênios para prática profissional. O próximo passo nesse sentido será uma apresentação da instituição para os coordenadores de cursos de graduação da UVA, para que os mesmos possam identificar oportunidades para os respectivos alunos.

Participaram da reunião pela Fundação Pró-Hemorio a diretora-presidente, Delaine Fidlarczyk, a coordenadora de desenvolvimento institucional, Thaís de Figueiredo Oliveira e a assessora de projetos Jacqueline Souza. Pela UVA, estiveram presentes Leonardo Rabelo, pró-reitor de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, Mariana Simões de Alcântara, coordenadora de Carreiras da UVA, Edna Costa, professora responsável pelo vestibular solidário e Cecília Seabra, gerente de Comunicação Institucional.

fotos da galeria