UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA é bem representada em congresso na Argentina

UVA é bem representada em congresso na Argentina

04 de agosto de 2011

Entre os dias 25 e 29 de julho, aconteceu o II Congresso Latino-Americano de Ensino de Design. O evento, realizado na Universidade de Palermo, na Argentina, contou com a presença de renomados professores da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida. Participaram o professor Antônio Carlindo, as professoras Eleonora Alves, Nara Iwata e Kátia de Souza e a aluna Viviane Pontes.

Desde a primeira edição, os educadores da UVA estão presentes no evento. Este ano, além do congresso voltado para os docentes, aconteceu o Encontro Latino-Americano de Design, voltado para estudantes. Para Nara, a organização do evento foi muito boa em função das atividades simultâneas. “Tudo funcionou muito bem. Para ter uma ideia, o encontro de estudantes contou com mais de 12 mil inscritos”, disse a professora.

Para Nara, que na Argentina falou sobre iniciação científica, o valor do evento está na troca de experiências. “Foi importante discutir com os demais professores de Design estratégias, metas e partilhar experiências. Na minha sala, por exemplo, havia professores da Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Peru, Venezuela e Chile”, complementou.

Segundo o professor Carlindo, que apresentou a temática Imaginar Criar, Inovar e Realizar, congressos como esse vão além do intercâmbio cultural. A importância está na atualização profissional. “Acredito que precisamos preparar o aluno para um mercado de cinco anos à frente. Portanto, é necessário estarmos atentos às tendências e mudanças que irão acontecer”, explicou.

Já a professora Katia de Souza, que contou com a ajuda da aluna Viviane Pontes, apresentou palestra com o tema Interiores Modernos Brasileiros: Espaço mobiliário, conceito anos 50 e 60. De acordo com a professora, “congressos como esse são importantes porque me motivam a continuar minhas pesquisas e contribuem para um respaldo acadêmico e profissional”, ressaltou.

No congresso, mais de 300 atividades de capacitação gratuita, como oficinas, seminários e palestras, foram oferecidas por destacados profissionais do design. O evento ainda contou com mais de 400 palestrantes e 4.500 participantes de toda América Latina.