UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Universidade japonesa visita UVA para tratar de parcerias na área de Design

Universidade japonesa visita UVA para tratar de parcerias na área de Design

05 de setembro de 2008

Intercâmbio. Essa foi a palavra que deu norte à reunião que o reitor da UVA, Mario Veiga de Almeida Júnior, teve na última terça-feira, com o coordenador do programa acadêmico de pesquisas da Chiba University, do Japão, professor Edilson Ueda. O encontro também contou com a presença da diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria Beatriz Balena, da diretora acadêmica da Unidade Barra, Lourdes Luz, do diretor da Escola de Design, Sergio Andrade, e do coordenador da Graduação em Design de Carnaval, Madson Luís.

Na reunião, o intercâmbio de professores brasileiros e japoneses foi definido como o primeiro passo da estratégia de aproximação entre a Chiba University e a UVA. Também foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação técnico-científica, que incluirá a troca permanente de tecnologias educacionais, além de uma exposição de trabalhos dos alunos de Design de ambas entidades, tendo como premissa que a linguagem visual é universal. A segunda etapa da aproximação inclui o intercâmbio de alunos.

De acordo com Edílson Ueda, as instituições podem contribuir muito para o desenvolvimento uma da outra. A grande diferença cultural entre os dois países é uma riqueza entendida como uma forma de aumentar a troca de experiências. “O contato será muito produtivo e enriquecedor já que brasileiros e japoneses possuem diferentes aplicações e concepções do Design. O estímulo à criatividade será feito a partir de um ambiente muito propício à inovação”, afirma.

Maria Beatriz Balena, diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da UVA, reitera que a visita, além de auxiliar o apoio mútuo na busca da excelência, contribui para a troca de experiências e o enriquecimento cultural e científico dos estudantes. “A presença do Edilson Ueda marca a continuidade das parcerias estabelecidas entre a UVA e A Chiba University, visitada pelo reitor Mario Veiga de Almeida Júnior no início deste ano, assegurando o compromisso da UVA com o que há de mais moderno no contexto da educação mundial”, apontou Balena.

Edílson Ueda é brasileiro e está há 10 anos no Japão. Responsável pela implantação do curso de Ecodesign na tradicional universidade japonesa, ele explica que a área se preocupa com o desenvolvimento sustentável e está atenta às questões econômicas, culturais, sociais e tecnológicas da sociedade. Entre os projetos já desenvolvidos por Ueda estão pesquisas na área de meio ambiente, como um navio-fazenda, verdadeiras estufas-ambulantes que seriam movidas por energias renováveis. Há ainda um estudo sobre a produção de energia por meio dos movimentos oscilatórios das árvores.

“A possibilidade de cooperação acadêmica entre as duas universidades permitirá o intercâmbio entre este programa acadêmico e o novo programa de mestrado em Meio Ambiente planejado para 2009. As linhas de pesquisa do programa e mestrado da UVA deverão incluir tanto a área de Design como a de Turismo. Certamente esta será a primeira área de cooperação entre as duas universidades que deverão ser ampliadas futuramente”, complementa o reitor da UVA.