UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Simpósio apresenta novidades da Engenharia Civil

Simpósio apresenta novidades da Engenharia Civil

12 de abril de 2017

Programação diversificada possibilita aos estudantes aprofundar conhecimento em várias áreas

Palestras, minicursos e visitas técnicas fazem parte da programação do I Simpósio de Engenharia Civil da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. O evento será realizado de 17 a 20 de abril de 2017, das 8h às 22, e os alunos interessados em participar das atividades devem fazer a inscrição previamente, na coordenação do curso. A taxa de inscrição custa R$ 30, com direito a certificado e camiseta. As horas de atividades complementares serão contabilizadas de acordo com a participação do aluno.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Túlio Cezar de Melo, o evento enriquecerá a formação profissional, apresentando novidades e tecnologias disponíveis para a área. A abertura oficial do encontro está marcada para o dia 17, às 18h20, no auditório principal, seguida das palestras "Marquises: por que algumas caem? Aspectos técnicos", ministrada pelo engenheiro Robson Veiga, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e "Automação predial: mercado e soluções", com a presença de João Libinato, da empresa Neocontrol.

Na terça-feira, 18, as palestras abordarão os temas “Soluções para infraestrutura com gabiões e geossintéticos” e "O papel do engenheiro geotécnico no desenvolvimento da Engenharia Civil", ministradas respectivamente por um representante da empresa Maccaferri, e pela professora Luciana Peixoto, doutoranda em Geotécnica.

No dia 19, o tema "Análise do efeito de punção em lajes nervuradas" será abordado pela professora doutora Shirley de Melo e Souza, da UERJ. E no dia 20, Fábio Moulin, do Grupo Geração, falará sobre "Sistemas fotovoltaicos: situação mercadológica e soluções". Todas as palestras ocorrem no auditório principal, com início às 18h20.

Visitas técnicas

Na segunda-feira, 17, no decorrer do dia, estudantes terão a oportunidade de participar de duas visitas técnicas, que ocorrerão na estação de tratamento de esgoto da CEDAE, unidade Alegria. A Estação Alegria é considerada a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, sendo a maior de todas as unidades operadas pela concessionária carioca. O grupo também visitará a fábrica de cimentos da Votorantim, localizada em Cantagalo.

Minicursos

No decorrer do evento, serão ofertados quatro minicursos. Introdução ao Software Revit, ministrado pelo professor Alessandro Martins, ocorrerá das 14h às 18h, de segunda a quinta-feira. No dia 18 (terça), das 7h30 às 18h, a professora Ângela Marquez ministra instrução sobre o MS Project aplicado ao planejamento de obras. A professora Natasha Amador fará uma introdução à análise de estruturas utilizando a ferramenta ANSYS, na quarta-feira (19), das 7h30 às 18h. Encerrando os minicursos, na quinta-feira, a professora Danielle Malvaris fará uma introdução ao dimensionamento de galpões em estrutura metálica, nos turnos da manhã e tarde.