UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Processo de avaliação é importante ferramenta para melhorias

Processo de avaliação é importante ferramenta para melhorias

14 de dezembro de 2016

Participar da pesquisa sobre a Veiga contribui para o aperfeiçoamento da universidade

Para reforçar as potencialidades e identificar os pontos fracos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Veiga de Almeida (UVA) promove uma pesquisa entre alunos e professores para analisar a instituição de ensino. O objetivo do levantamento é promover progressos para melhor atender aos estudantes e docentes.

É a primeira vez, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser realizada, que os alunos de todas as graduações (presencial e a distância) podem participar da autoavaliação da UVA. O presidente da CPA, professor Antônio Carlos da Fonseca Sarquis, destaca que é fundamental a participação de todos os estudantes e professores de forma séria e responsável para que o levantamento seja o mais assertivo possível.

Sarquis também cita algumas mudanças que foram realizadas após a pesquisa de autoavaliação: acessibilidade, laboratórios (principalmente o de Engenharia Elétrica), limpeza e atendimentos. “Em 2014, a comissão sentiu a questão da acessibilidade e, na sequência, implantamos rampas e outros recursos de sala de aula. Desde então, a melhoria tem sido contínua, o que é um dos grandes princípios da Gestão pela Qualidade Total”, ressaltou.

Em relação aos laboratórios, o professor explica que ampliações e novos equipamentos foram priorizados após os resultados de CPAs anteriores. Outras questões muito debatidas na pesquisa são os pontos de atendimento aos alunos. “Eram pontos de observações recorrentes que conseguimos melhorar e seguimos continuamente atentos”, comenta.

O processo de autoavaliação vai até final de janeiro e os alunos regularmente matriculados devem acessar o Portal do Aluno para responder a pesquisa. Já os docentes devem entrar no Portal do Professor e realizar o mesmo procedimento. 

A CPA é feita de acordo com Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), do Ministério da Educação (MEC), que analisa cursos, instituições de ensino e o desempenho dos alunos.