UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Os primeiros passos

Os primeiros passos

07 de dezembro de 2017

Estudantes apresentam seminários do PIC UVA no Campus Barra

O ponto inicial de uma carreira pode começar com uma simples pesquisa. Essa é a proposta do Programa de Iniciação Científica (PIC UVA), que estimula os alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) a se aprofundar num determinado assunto. Nesta terça-feira (5/12), foi a apresentação dos seminários desse ano do campus Barra. Os temas variaram desde inteligência artificial à assuntos políticos.

Quem apostou nessa última temática foi a estudante de Jornalismo Bárbara Faria, que se inscreveu para o primeiro projeto com a professora Ediana Alencar, mas conta que não esperava ser escolhida. “Era um tópico que eu não conhecia muito bem, mas a experiência foi tão incrível, superou minhas expectativas”, enfatiza. Junto a aluna de Publicidade e Propaganda Vanessa Cassidy, o trabalho sobre “As expressões simbólicas da fala em rede com foco em Fora Dilma X Fora Temer” ganhou a Menção Honrosa do PIC UVA.

A professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Renata Feital, também venceu a Menção Honrosa, pelo segundo ano consecutivo, com a pesquisa sobre “Ciberativismo Feminista nas redes sociais". Para o próximo período, Renata quer começar um novo tema com destaque sobre um curso ideal de Jornalismo e declara a relevância dessa oportunidade. “É bom focar no mercado de trabalho, mas o aluno precisa saber que as pesquisas podem se desenvolver num trabalho de conclusão de curso e até num mestrado”, comenta.

Essa importância também é mencionada pelo coordenador do PIC UVA e diretor de Pesquisa da UVA, Cristiano Bertolossi. Como avaliador dos estudos científicos, ele afirma que o campus Barra surpreendeu. “Foram 70 trabalhos na Barra e o perfil daqui é bem criativo, com ênfase na área de Humanas”, destacou. Para 2018, a expectativa será maior e Bertolossi admite estar ansioso para conferir os novos trabalhos.

*Texto produzido por Ana Beatriz Bernardo e Giovanna Faria, da Agência UVA, campus Barra