UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Núcleo de Inovação e Criatividade é a mais nova criação da UVA

Núcleo de Inovação e Criatividade é a mais nova criação da UVA

13 de março de 2009

A quantas anda o seu potencial criativo? Inovação já é parte de seu glossário profissional? Com a proposta de estimular o pensamento diferente, a capacidade de transformar idéias em algo tangível e o empreendedorismo entre os seus alunos e professores, a Universidade Veiga de Almeida dá início às atividades do Núcleo de Inovação e Criatividade – NIC/ UVA.

Sob a coordenação do professor Antônio Carlindo Rocha da Câmara Lima, o mais novo núcleo da UVA é um pólo de inovadores em ação responsáveis por dar bases de conhecimentos e sensibilizar os alunos para a necessidade de soluções imaginativas aos seus projetos de cooperação aberta, com o objetivo de torná-los diferentes, inovadores, criativos e comerciais. Para isso, o NIC/ UVA tem o slogan Imaginar, Criar Inovar e Realizar.

A preocupação em preparar os alunos é tanta que, desde o semestre passado, a UVA inseriu em sua grade a disciplina Inovação e Criatividade como obrigatória para os cursos da Escola de Design e para a graduação em Comunicação Social, até então com o nome de Laboratório de Criação. Até o próximo ano, a ação deve estender-se aos campi Tijuca e Cabo Frio.

De carona no Ano Europeu de Criatividade e Inovação (2009), o Núcleo deseja unificar ações inovadoras entre governos, setor privado e a comunidade acadêmica, de modo a estimular que a inovação seja estratégica para o desenvolvimento de um país: “A inovação dinamiza a economia e é essencial para o aumento de oportunidades de ganhos financeiros e sociais de empresas, regiões e países”, completa Carlindo.

Entre os objetivos do NIC estão: as capacidades de pensar diferente, adquirir conhecimento e transformar idéias em algo tangível; a diligência, disciplina e educação; o empreendedorismo e a liderança; a necessidade de descobrir para contextualizar; respeitar as leis do vivo; organizar para selecionar e classificar em categorias; criar o sentido para ancorar; inovar para imaginar, criar e diferenciar; escolher para decidir e engajar; trocar para desenvolver reciprocidade; compreender para ter consciência; integrar para juntar o local com o global e comunicar para ocupar o espaço.