UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Novidades no Enade

Novidades no Enade

13 de novembro de 2017

Prova deste ano será realizada no próximo dia 26/11, para estudantes de todo país

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) passou por alterações nesta edição. Uma das novidades é que os participantes precisam completar com algumas informações pessoais o cadastro realizado pelos coordenadores dos cursos no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cadastramento deve ser feito pelo Sistema Enade até 23:59 do dia 26 de novembro, data de aplicação do exame e prazo limite para responder ao questionário.

Para isso, segundo o Ministério da Educação (MEC), é necessário que o aluno já tenha feito o cadastro no portal do Inep e recebido a senha, que lhe permitirá o acompanhamento da inscrição, consulta do local de prova e a verificação do resultado. O Enade avalia os alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é componente curricular obrigatório e a situação de regularidade em relação à participação ficará registrada no histórico escolar do estudante. Além disso, é uma condição indispensável para a emissão do diploma. Existem três ciclos do Enade: Licenciatura e Tecnológicas; Humanas e Saúde. A cada três anos, todos os cursos de cada ciclo participam.

Este ano, é a vez das graduações de Licenciaturas e Tecnológicas. Os cursos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) que irão participar são: Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Petróleo e Gás, Ciência da Computação, Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura, História, Letras-Português/Inglês, Pedagogia e Sistemas da Informação. Nesta edição, participarão 1.865 alunos da UVA.

O reitor da UVA, Arlindo Cardarett Vianna, afirma que o exame é um momento de atestar todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação e mostrar o quão preparado para ter sucesso na sua profissão o estudante está. O reitor conta que a valorização dos universitários ao fazerem a avaliação com compromisso e expondo todo o conhecimento que adquiriram é muito importante para o currículo. “O curso bem avaliado é um diferencial no mercado de trabalho. É uma responsabilidade compartilhada entre a universidade e o aluno”, ressalta.


*Texto produzido por Christyne Lopes, do Laboratório de Comunicação Corporativa