UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Mostra de Filmes do XVII Festival de Teatro do Rio tem início

Mostra de Filmes do XVII Festival de Teatro do Rio tem início

03 de setembro de 2010

A Mostra de Filmes do XVII Festival de Teatro do Rio começou na última segunda-feira, dia 30, no Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida. A programação da primeira semana contou com vários filmes em que a homenageada do Festival desse ano, a atriz Marieta Severo, participou. Após os filmes, a plateia ainda participou de um debate com docentes convidados.

O primeiro filme da mostra foi O Homem da Capa Preta. O debate mediado pelo cientista social (UFF), Cleber Andrade, trouxe uma visão geral sobre o quadro político da época, apresentado no filme. Além disso, os coordenadores do Curso de Graduação em Direito, Artur da Rocha e Leonardo Rabelo também participaram.

No segundo dia da Mostra na parte da manhã, a professora Dani Spada do Curso de Design de Interiores, mediou um debate sobre o filme Carlota Joaquina: A princesa do Brasil. Foram abordados temas relativos à época, sua estética e costumes sociais.

Já na parte da tarde do segundo dia o coordenador do Curso de Graduação em Psicologia do Campus Cabo Frio, Daniel Barcelos, debateu com os alunos sobre o filme Pequenas Histórias. Os assuntos abordados foram as interações dos personagens e seu contexto.

Ainda na parte da tarde a professora do Curso de Graduação em Serviço Social, Nilza Rogéria, comandou o debate sobre o filme O Homem da Capa Preta. A estética do filme esteve no centro das atenções, além da conjuntura social e do momento político retratado no filme.

O último filme do segundo dia, 31, foi Carlota Joaquina: A Princesa do Brasil, Mediado pela coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição, Cláudia Cardim e o professor do curso Carlos Eduardo. Os pontos principais foram a relação entre os personagens e os aspectos do Brasil colonial.

Esse é só o início da Mostra de Filmes do XVII Festival de Teatro do Rio. Confira a programação completa no site do Festival de Teatro do Rio.


Veja mais fotos do evento no flickr da UVA.