UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Licenciaturas da UVA participam dos editais da CAPES

Licenciaturas da UVA participam dos editais da CAPES

18 de abril de 2018

Pela primeira vez, cursos se mobilizam para os programas da publicação

Os cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Letras da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão se preparando pela primeira vez para participarem dos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O órgão, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), abriu os editais para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica.

O Pibid contempla estudantes de cursos presenciais com estágios em escolas públicas. “O propósito é basicamente promover o vínculo dos futuros professores com os desafios da sala de aula”, explica a coordenadora de Inovação Pedagógica da UVA, Caterine Fagundes. Já o Programa de Residência Pedagógica beneficia alunos de períodos avançados e promove a imersão deles nas escolas de educação básica.

A participação da UVA nos editais é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os cursos de Licenciatura. Para atender aos requisitos dos editais, os coordenadores e professores da Veiga se mobilizam em reuniões para realizarem atividades interdisciplinares ao longo dos próximos meses. 

*Texto produzido por Carlos Brito, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria