UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > A importância do nutricionista na sociedade

A importância do nutricionista na sociedade

31 de agosto de 2017

Dia do profissional é comemorado nesta quinta-feira, dia 31

Hoje, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista, aquele que tem a responsabilidade de cuidar da alimentação. Portanto, é necessário que seja dada a devida valorização aos profissionais e estudantes da área. O motivo da data de celebração deve-se ao fato de que no mesmo dia do ano de 1949 foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que, atualmente, é intitulada como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Porém, a profissão só foi regulamentada em 24 de abril de 1967, mesmo que o primeiro curso tenha sido criado em 24 de outubro de 1939.

Desde então, esse campo da saúde tem crescido, com mais cursos na área sendo oferecidos pelas universidades de todo o país. A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece o curso nos campi Tijuca e Barra. A ex-aluna da Veiga, Raquel de Lima Thomaz, concluiu a graduação de Nutrição em 2016 e trabalha com atendimento clínico em consultório. “Existem diversas áreas de atuação, mas acredito que, independente da função, o objetivo principal é garantir a saúde, bem-estar e equilíbrio do indivíduo. O trabalho acaba indo muito além de simplesmente apontar o que é certo ou errado na alimentação”, explica.

E Nutrição não é somente dar dietas prontas. “Em cada atendimento, lidamos com pessoas completamente diferentes, com suas particularidades”, comenta a nutricionista. Além de atender os pacientes, Raquel tira dúvidas deles pela internet, produz materiais informativos, faz postagens nas redes sociais sobre alimentação saudável e dedica muitas horas aos estudos. Sobre o Dia do Nutricionista, ela afirma que a comemoração é relevante para celebrar o profissional. “Homenageia todos aqueles que já lutaram ao longo da história pela valorização da nossa área”, destaca.

Como exemplo de uma dessas profissionais, Raquel menciona Nelzir Trindade Reis, que foi sua professora na UVA, tem 50 anos de carreira e é um ícone da Nutrição Clínica. “Para mim, Nutrição é sinônimo de vida. Nenhum indivíduo com alteração nutricional tem qualidade de vida. Em toda e qualquer área do corpo humano, é necessário algum tipo de nutriente. E de onde você vai tirar esse nutriente? Do alimento. Quem conhece o alimento? O nutricionista. Logo, para ter uma vida saudável, você depende de um nutricionista”, explica.

Dando a ênfase de que as pessoas devem procurar por um profissional devidamente formado e com a carteira de identificação do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), Nelzir critica os modismos. “Passamos pela moda da dieta isenta de glúten, de lactose e agora tem uma blogueira divulgando uma nova, que é a da frutose. Isso não é fazer Nutrição, é enrolar uma população. Tem que me provar a real necessidade daquilo. Nós só podemos indicar algo quando temos certeza e é comprovado cientificamente”, ressalta.

Para que a profissão continue sendo valorizada, Nelzir dá o conselho aos jovens nutricionistas.  “Devem respeitar toda a equipe da área de saúde, ter ética não só aos demais colegas, mas também ao paciente, e precisam continuar estudando sempre”.

*Texto produzido por Christyne Lopes, do Laboratório de Comunicação Corporativa