UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > III Design-se mistura diversão com design

III Design-se mistura diversão com design

19 de novembro de 2010

Aprender sobre o design de forma lúdica. Essa foi a proposta do Design-se - III Encontro de Design que aconteceu na quarta e quinta-feira (17 e 18). O evento sacudiu o Campus Barra da UVA com o tema O design lúdico. O lúdico no design. Entre palestras, mesas redondas e oficinas, os participantes colocaram a mão na massa e se divertiram ao mesmo tempo.

E quem foi na primeira atividade do Design-se não se arrependeu. Após uma rápida abertura por parte das professoras, Kátia Passos (diretora do Campus) e Lourdes Luz (diretora acadêmica), a mesa redonda foi formada com o designer mexicano Frederico Hess, o jornalista, fotógrafo e cheff Roberto Steinberg, e o também designer Tulio Mariante.

Após as diretoras, Mariante assumiu o microfone. Ele falou sobre o Design Brasileiro e como é difícil definir as características principais. Também ressaltou a irreverência e ironia das criações nacionais. “É difícil definir o Design Brasileiro, mas uma marca nossa é o bom humor, a alegria”, disse.

Passada a rápida introdução, foi a vez do mexicano, “quase brasileiro” nas palavras de Mariante, Frederico Hess falar sobre o assunto. Entre os pontos principais da atividade, ele destacou a inovação, e todo o seu processo. “A inovação acontece desde o início da humanidade. Faz algum tempo o design era falado nos cadernos de arte e cultura. Hoje o design está nas páginas de economia”, explicou.

Ainda segundo ele, o design pode ser usado em qualquer produto. “O design tem participação em produtos simples e complexos. Eu faço embalagens para a Nestlé e também para uma cooperativa que vende panelas de barro”, comentou.

Depois de Hess foi a vez do multifacetado Roberto Steinberg, fotógrafo, jornalista e cheff. A apresentação dele foi mais do que descontraída, entre risadas e piadas, ele falou do que mais gosta. “Eu adoro tudo que faço, e por isso faço de forma lúdica”, brincou. Ainda segundo ele, quando se faz algo que gosta, fica muito mais fácil.

Entre as atividades que fez, Roberto destacou o período em que foi responsável pelo cardápio aéreo da Tam. “Eu falava com todo mundo, observava e aprendia, chegava junto. Eu coloquei o lúdico para trabalhar, e a produtividade aumentou. As faltas diminuíram e meus chefes adoraram”, disse.

Além da mesa de abertura, o primeiro dia do III Design-se contou com o talk show Bebê sem Berço com Virgínia Rafael do Loja Biofuton, e a oficina Bonecas e Flores de Pano, com Carla Teixeira, da loja Jeitos e Formas. Na parte da noite ainda aconteceu um coquetel de lançamento com os novos talentos da UVA, junto à inauguração da Tecidoteca e à apresentação dos pôsteres.

Já no segundo dia, o Campus Barra recebeu na primeira mesa Jean Wyllys, Márcia Bergman, Leila Bittencourt e Anne Gaul para falar sobre o Design, Criatividade e Negócios. Além da mesa redonda, dois talk shows agitaram o dia: Arquitetura do Papelão – Materiais Alternativos com Sergio César e O Lúdico no Design: Moda, Vitrines e Lojas, Gastronomia e Muito Mais, com os docentes da UVA Marta Feghali e Pedro Sayad.

Em entrevista ao Informativo Veiga Online, a coordenadora da Escola de Design e do Curso de Design de Interiores, professora Lourdes Luz, comentou que o evento foi muito positivo. “Nós conseguimos encantar o aluno, e isso é muito importante”. Ainda segundo ela, é muito importante trabalhar o design na forma lúdica. “Temos de trabalhar nessa linha, pensar o design com emoção, mas sem perder a perspectiva de mercado”, concluiu.



Veja mais fotos do evento no flickr da UVA.