UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Evento de Design discute criatividade e inovação em palestras e oficinas

Evento de Design discute criatividade e inovação em palestras e oficinas

07 de novembro de 2008

“Pensar criativamente não é um privilégio somente dos gênios. Na verdade, todos nós podemos ser capazes de gerar novas idéias, mas não adianta ter idéias e ficar parado. É preciso entrar em movimento e suar para realizá-las”. Esta foi uma das frases lidas pela diretora acadêmica do Campus Barra e coordenadora do Curso de Design de Interiores, Lourdes Luz, na abertura do evento Design-se. Baseado nesta idéia, a 2ª edição do Design-se trouxe a vontade de realizar idéias através de palestras e oficinas.

O primeiro palestrante foi Charles Watson, coordenador do departamento de Pintura EAV/Parque Lage e organizador do Dynamic Encounters. Charles ministrou a palestra com a participação em massa da platéia, que em todos os momentos ele instigava para que interagisse com ele. Nesse clima descontraído, ele falou sobre os processos criativo e evolutivo, e da motivação. “Simplesmente adorei. O palestrante conseguiu prender a minha atenção e, com linguagem simples, desconstruiu a idéia de que só será um ótimo profissional quem tiver dom. Basta ter força de vontade e estudar sempre para atingir nossos objetivos”, disse a aluna de Jornalismo Janaína Lentini.

Na parte da tarde, para estimular a criatividade, o grupo Arquitetura do Papelão, que teve como representante Robson Alves de Souza ministrou a oficina “Reciclando o olhar”. As pessoas inscritas tiveram a oportunidade de exercitarem a criatividade com a construção de miniaturas de casas feitas de papelão. Veterano em ministrar esse tipo de oficina, Robson explicou sobre os tipos de papelão e ajudou cada participante a desenvolver sua idéia.

O segundo dia do Design-se falou do tema Criatividade que Gera Negócio, tratado pelos empresários Sérgio Conforti, do Tambor Carioca, Lena Vital, do Mal do Século e Kity Amaral, do evento Mastercasa. À tarde, foi a vez do designer Zanini de Zanine, Túlio Mariante, do Novo Desenho e Luiz Mendes, da Tecnopop, falarem sobre Design Empreendedor. Para fechar a segunda edição com chave de ouro foram oferecidas duas oficinas: Percussão, com Tambor Carioca, e Monte um Negócio Criativo, com o gestor do Núcleo de Empreendedorismo da UVA, Celso Leonardo.