UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Ensino a distância cresce no Brasil

Ensino a distância cresce no Brasil

04 de setembro de 2017

Dinamismo e interatividade atraem cada vez mais estudantes que buscam pelo ensino superior

O ensino a distância (EAD) está em franca expansão no Brasil, de acordo com o último censo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2015, com 17,4%, das matrículas de graduação. Em relação a 2014, o número de matrículas registrou aumento de 3,9%, mostrando que é maior a quantidade de pessoas que buscam o ensino superior através do EAD.

A maior parte dos matriculados está em busca de seu primeiro diploma e mais da metade são mulheres, com idade entre 31 e 40 anos. O curso à distância é atrativo, também, para aqueles que trabalham e buscam uma formação, já que o próprio aluno administra seus estudos, fazendo com que se torne mais fácil conciliá-los com o emprego.

Além disso, no EAD um espaço mais dinâmico é oferecido ao aluno, tornando, assim, a forma de estudo atraente. As ferramentas digitais potencializam a possibilidade de ensino, tanto online quanto presencial. A grande facilidade em encontrar e compartilhar conteúdo na internet é uma das vantagens da graduação à distância, já que antes o portador de experiência e novidades era o professor e hoje o aluno consegue ter uma participação maior em sua própria formação através de pesquisas e discussões em fóruns online.

Em uma sociedade que é a cada dia mais digital, a integração da internet e educação é inevitável. A Universidade Veiga de Almeida (UVA), conta com programa de ensino à distância que começou em 2014 e, atualmente, oferece 13 cursos reconhecidos pelo MEC, sendo Administração e Contabilidade os mais procurados, além de oferecer, também, cursos de graduação tecnológica.

A universidade, que busca uma expansão no mercado EAD, oferece um espaço online que possibilita videoconferências, além da formação de um acervo colaborativo, aonde os alunos compartilham suas pesquisas e elas ficam armazenadas para turmas posteriores, tornando a experiência ainda mais proveitosa. Para o coordenador da graduação à distância da UVA, André Ladeira, vivemos a melhor época para a educação. “Nunca a civilização humana esteve diante de tantas possibilidades de se educar como agora”, diz ele.

*Texto produzido por Mariah Freitas, do Laboratório de Comunicação Corporativa