UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Engenheira Mecânica: profissão em ascensão

Engenheira Mecânica: profissão em ascensão

12 de dezembro de 2016

Novo curso será oferecido no campus Barra Marapendi da UVA

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferecerá o curso de Engenharia Mecânica, no campus Marapendi, a partir do primeiro semestre de 2017. O engenheiro com essa especialidade realiza diversas atividades desde o planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos, considerando as viabilidades técnica e econômica. A partir dessas funções, o engenheiro mecânico atua nas áreas de laminação, usinagem, metrologia, controle de qualidade, instalações hidráulicas, sistemas térmicos, entre outros.

Os resultados gerados pelo profissional são inúmeros, já que contempla diversos setores em prol da sociedade. Dentre eles, a ampliação da infraestrutura, cujos resultados são a melhoria na qualidade de serviços prestados e a resolução de problemas de caráter econômico e social.

Com a profissão em ascensão, os benefícios de quem seguir a carreira são inumeráveis, como a retomada do setor de petróleo no Rio de Janeiro. A partir do conhecimento de mecânica dos sólidos, comportamento dos materiais e mecânica de fluídos, a transmissão de calor é o tema mais exigido em Engenharia Mecânica do que em qualquer outra engenharia, além das disciplinas importantes para a atuação na área de óleo e gás.

Além desta área, outra que tem se desenvolvido e buscado engenheiros mecânicos, é o setor de energia. Com a fabricação de equipamentos de geração de energias limpas, o setor energético deverá ter mais novações com relação à utilização mais eficiente destes recursos. As máquinas deverão ser otimizadas comparando fatores de temperatura e pressão, além do funcionamento gerar mais trabalho utilizando menos fundos.

Em relação aos próximos anos, a principal tendência dessa área é o impacto que a sustentabilidade causará, de forma positiva, em todos os setores desse mercado. Ou seja, a construção sustentável, que visa harmonia entre os ambientes natural e construído, está em pleno desenvolvimento para a ascensão.


Marcelo Barra
Estagiário - Comunicação Institucional