UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Drops UVA oferece atividades na Barra

Drops UVA oferece atividades na Barra

20 de novembro de 2009

O Campus Barra foi palco do megaevento Drops UVA, no último dia 12. O Drops UVA contou com várias atrações, indo desde dicas de beleza, shows de novos talentos, bazar de roupas e acessórios, tirolesa, palestras e testes de interesse vocacional. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento teve como lema a seguinte frase, “experimente novas sensações”. Segundo a diretora acadêmica do Campus Barra, professora Lourdes Luz, o mesmo serviu como um meio de integrar os cursos da universidade, além de atrair alunos do ensino médio, para conhecerem a mesma. “O público vai poder conhecer um pouquinho de tudo o que temos a oferecer. O evento pretende familiarizar, de maneira descontraída, os adolescentes com o ambiente universitário e ajudar as mulheres a cuidarem da saúde e da beleza em poucos minutos”, comentou. Ao mesmo tempo em que o público desfrutava de todas as atrações, as palestras e workshops mostravam como atuam os profissionais de áreas como Design Gráfico, de Moda, Joias e Interiores, psicólogos, administradores e engenheiros de produção.

Dentre as várias atividades que aconteceram por todo o Campus, as palestras e workshops foram atividades cotadas pelo público. Na parte da manhã o destaque foi na palestra Case de Sucesso, a mesma foi apresentada por ex-alunos da UVA que conseguiram se destacar no mercado de trabalho. Silvia Beildeck, formada no Curso de Graduação Tecnológica em Design de Joias em 2007, mostrou um pouco de seus trabalhos acadêmicos, que acabaram por aparecer no mercado. “A questão a ser posta aqui é que o curso é uma forma de abrir portas”, comentou. Além dela também participaram da apresentação, Alexandre de Oliveira, recém formado no Curso de Graduação Tecnológica em Design Gráfico e Thiago Mattos, formado no Curso de Graduação Tecnológica em Design de Interiores e dono da Ponto 2, empresa que foi incubada pela UVA.

Já na parte da tarde as atividades foram tantas e tão variadas que todos os gostos puderam ser agradados. A arena radical foi montada e a garotada do Colégio Veiga de Almeida aproveitou ao máximo, da cama elástica a tirolesa. E se engana quem pensa que só a criançada aproveitou. O Clube da Luluzinha, comandado pela professora Sheila Bellotti ensinava as mamães e demais interessados a tratar de seus cabelos, como se não fosse o bastante, tudo isso acontecia em simultâneo as apresentações que continuavam tarde adentro. Entre as mesmas, vale destacar a palestra ministrada pelo professor Antonio Carlindo e Dani Spada, intitulada “sai” da caixa, que teve como objetivo principal instigar os presentes a refletir sobre os conceitos criatividade e inovação, “o processo de criação não é exclusivo, qualquer um pode criar”, comentou Carlindo.

Outra atividade interessante aconteceu no período da tarde. Ministrado pela coordenadora geral dos Cursos de Graduação em Psicologia, Cristina Simões, o teste de interesse vocacional teve como ponto principal ajudar os alunos do ensino médio, ainda indecisos, que ali estavam. Entre os colégios presentes estiveram alunos do Divina Providencia e Luis de Camões. Também de tarde, a professora Fran Pimentel, do Curso de Graduação em Design de Moda, palestrou sobre a moda atual e os visuais mais descolados para diversas ocasiões, “não adianta comprar ‘N’ roupas e acessórios, é preciso ter um bom senso para combinar as peças sem exagerar”, comentou Fran.

Após o final da tarde, que contou com várias palestras que cobriram os mais variados temas, a palestra sobre Colares Africanos, apresentada por Ana Assis, teve início. No evento Ana mostrou várias de suas criações inspiradas nas joias usadas no continente africano, além de um manequim especialmente montado com tecidos e demais ornamentações oriundas do continente. Na platéia estavam presentes alunos da UVA, além da coordenadora de Design de Joias, Regina Machado, a Consulesa de Angola, Amália Alexandre, e a Coordenadora do Curso de Graduação Tecnológica em Design de Joias, Aglaíze Damasceno. Ana comentou ainda sobre a sua empresa, África Universal, que trabalha no ramo de Joias Étnicas e faz parte da Incubadora de Empresas da UVA. “Muito dos elementos que eu uso na minha empresa são reaproveitados, como por exemplo, madeira de reflorestamento”, comentou a designer.

O Drops UVA contou com um grande número de atividades e palestras, indo desde as mais técnicas, como a palestra sobre investimento em ações (palestrante, Luciana Leocádio), até a cama elástica e o Mix Bazar, onde foram vendidos diversos artigos. Em entrevista ao Informativo Veiga Online, a Diretora do Campus Barra, Kátia Passos, comentou que a idéia do evento é que os participantes possam experimentar e conhecer o Campus de uma maneira diferente, descontraída e inovadora, “até por que o Campus Barra é conhecido pelo seu caráter diferente, criativo, sendo assim apresentar uma série de palestras de forma tradicional, não nos deixaria satisfeito”, concluiu Kátia.