UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Docentes da UVA visitam empresa na Inglaterra

Docentes da UVA visitam empresa na Inglaterra

19 de janeiro de 2010

Na segunda quinzena de janeiro o professor Fernando Saldanha, coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Campus Barra, e a professora Nara Iwata, coordenadora do Curso de Design de Interiores do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, irão fazer uma visita aos escritórios da Mott MacDonald em Londres, Inglaterra. A visita tem como principal objetivo estudar a simulação virtual de movimentação de pessoas a partir do uso do software STEPS - Simulation of Transient and Pedestrian Movements.
Esta iniciativa está inserida na linha de trabalho do CERNE – Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios, que tem como objetivo a gestão de multidão. A gestão de multidão pode ser aplicada no projeto de eventos de grande porte, no planejamento de circulação de pessoas em estádios e arenas, em grandes edifícios e em estações terminais de ônibus, metro, barcas, entre outros. Tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo (2014) e as olimpíadas (2016), “esta é uma iniciativa que tem muito a contribuir para o sucesso de nossos empreendimentos”, comentou o professor Saldanha.
O professor Fernando disse ainda que em parceria com a UVA será realizado um evento específico sobre gestão de multidões, em que um dos assuntos será o tratamento da dinâmica das multidões a partir de software, no caso o STEPS. “A nossa intenção é oferecer um curso de extensão sobre a gestão de multidões também”. A ideia principal segundo a professora Nara, é lançar uma nova área de pesquisa tratando do crown management (gestão de multidão), “essa é uma área que interessa tanto aos alunos de Engenharia de Produção quanto aos de Design de Interiores”, comenta. Segundo Fernando esse tipo de abordagem no assunto é pioneiro, “seremos os pioneiros no Brasil, a tratar de forma metódica, e com o apoio de software de simulação, a questão da gestão de multidão”, conclui.