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Dicas de como preparar sucos detox

21 de dezembro de 2016

Professora da UVA ensina como fazer sucos que ajudam a curar ressaca das festas de fim ano e para enfrentar o verão


A chegada do verão e as festas de fim de ano deixam as pessoas mais atentas ao corpo. Seja no bronzeado ou no peso, as preocupações com o bem-estar e os cuidados com a pele aumentam nessa época do ano. Devido a isso, os sucos detox fazem sucesso entre aqueles que desejam curar a ressaca das festas de fim de ano ou desinchar da fartura das tradicionais ceias de Natal. Porém, mesmo sendo saudáveis, alguns cuidados devem ser tomados na hora de ingerir os sucos.

O coordenador do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carlos Eduardo das Neves, explica que a destoxificação visa diminuir a sobrecarga de substâncias tóxicas ao organismo. “O processo de ‘limpeza’ acaba eliminando muito líquido, o que pode contribuir na perda de peso. A questão é que esse não é o objetivo e nem vale a pena utilizá-lo sem melhorar também o perfil alimentar”, destaca. Ele ainda indica a realização de atividades físicas para ajudar no emagrecimento.

Neves alerta que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. “O suco deve fazer parte de um planejamento alimentar. Ele sozinho, sem uma alimentação adequada, não tem nenhum efeito específico”. É também papel do profissional da área alertar o paciente se ele possui alguma intolerância aos alimentos utilizados.

Alguns pontos devem ser levados em consideração durante o preparo dos sucos, como a presença de substâncias que funcionam como antioxidantes e repositores. “Compostos alimentares como a couve e os brócolis são uma boa pedida. Alimentos com propriedades termogênicas e estimulantes, como o gengibre e a canela, também são boas opções”, explica o professor. Os ricos em vitamina C e E, como o limão e a castanha, respectivamente, colaboram para o efeito dos sucos detox.

As pessoas que bebem em excesso devem estar atentas com alguns efeitos colaterais. Segundo Neves, podem ocorrer o aumento da vontade de urinar, diarreia, enjoo, palpitações, entre outros. “Isso vai depender muito dos ingredientes utilizados na preparação do suco. Náuseas, constipações e urticárias são alguns exemplos do que podem acontecer se ingeridos de forma errada”, alerta.


Veja abaixo algumas receitas:


Suco 1

Ingredientes

1 fatia de Abacaxi, 4 folhas de Hortelã, 3 lascas de gengibre, 4 rodelas de Cenoura, 500 ml de água de coco. Bater tudo no liquidificador.
Benefícios

Atua como anti-inflamatório, reduz inchaço e fadiga e ajuda no trânsito intestinal


Suco 2

Ingredientes

1 folha de couve, 1 laranja espremida grande, 200 ml de água de coco, 1 maçã verde, 1 castanha do Brasil. Bater tudo no liquidificador.

Benefícios

Melhora a digestão, desintoxica, melhora o sistema imunológico, combate e evita problemas de pele e também melhoram o sono.


Suco 3

Ingredientes

1/2 abacate, suco de 2 limões, 2 lascas de gengibre, 4 folhas de hortelã, suco de 2 laranjas, 200 ml de água. Bater tudo no liquidificador.
Benefícios

Atua como antioxidante, reduz fadiga e cansaço, repositor de energia celular.


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional