Curso de Enfermagem cria Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência
Alunos do curso vão ensinar como prestar primeiros socorros em casos de emergência
O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), coordenado pelo professor Márcio Tadeu, lançará em maio a Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência (LATUE). O projeto está sendo desenvolvido para ir ao ar, semanalmente, na Rádio UVA. A ideia é colocar os alunos do curso para explicar aos ouvintes como proceder em casos de primeiros socorros. Acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho e tantos outros tipos que acontecem com frequência na rotina da população também terão foco na programação da LATUE.
O professor responsável pelo projeto, Vladimir Fernandes, explica que o objetivo não é formar socorristas. “Nós vamos compartilhar conhecimentos técnicos sobre como agir nessas situações para que, dessa forma, as pessoas consigam intervir e deem chance de a vítima sobreviver até o socorro chegar”, ressalta. Entre os assuntos a serem tratados estão: o que fazer em casos de queimaduras, como realizar uma desobstrução das vias aéreas e a prevenção de acidentes de trânsito.
Fernandes revela que algumas crendices populares serão abordadas e questionadas durante a programação. “Muitas pessoas acreditam que passar pasta de dente na queimadura é a solução do problema, mas, na verdade, o contato desse material com a pele infecciona o local e pode piorar a lesão. É importante saber algumas dessas informações para evitar possíveis doenças e até a morte”, destaca.
O professor acredita que muitas pessoas não têm coragem para intervir quando um acidente dessa natureza acontece. “Elas não se sentem preparadas, acham que pode piorar a situação ao invés de ajudar. Com a Liga pretendemos mudar esse pensamento. É um projeto dos alunos de Enfermagem para toda a comunidade UVA”, finaliza.
Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional