UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Criatividade marca as atividades do Design em Movimento na UVA

Criatividade marca as atividades do Design em Movimento na UVA

12 de dezembro de 2008

Inovador e surpreendente. Essas foram as palavras que descreveram o primeiro evento que reuniu toda a Escola de Design da UVA. A Unidade Barra foi palco do Design em Movimento, que reuniu um número ainda maior de pessoas este ano pela diversidade de atrações. A noite do dia 10 de dezembro ficou marcada pela criatividade e qualidade dos trabalhos apresentados, provando que os alunos cada vez mais se mostram preparados para o mercado profissional.

O ponto alto do evento foram os desfiles de jóias e de moda, que brindaram o público com muito glamour e charme. Participaram alunos de 1º, 2º e 3º períodos do Curso de Graduação em Design de Moda, com os temas “Histórias Secretas”, para o 1º e 2º períodos, e “Preto, Branco e Misturas”, para o 3º período. Alunos do 1º e 2º períodos do Curso de Graduação Tecnológica em Design de Jóias trabalharam com os temas “Você tem fome de quê?", inspirado na música “Comida”, do grupo Titãs, e “Rio, Cidade do Samba" e "Comédia de L'arte - Pierrot e Colombina”, respectivamente.

O produtor de moda Alexandre Schnabl, um dos jurados dos desfiles, classificou o evento como estimulante e criativo. “O desfile foi fomentador, teve muitas coisas de que gostei bastante, as estampas, as misturas de cores e tecidos. O diferencial foi a tamanha criatividade”, disse. A consultora de moda do Instituto Rio Moda, Alessandra Marins, disse que é motivante ver uma nova geração de talentosos estilistas se formando. “Estou impressionada com a qualidade e coerência de estética com a qual os alunos trabalharam. Fiquei super feliz em participar dessa escolha e foi muito difícil decidir o melhor. Todos estão de parabéns”, acrescenta.

O Design em Movimento contou, ainda, com uma exposição de maquetes de alegorias, sob responsabilidade da professora Desirré Bastos, com o objetivo de demonstrar o estudo de materiais, volumes, texturas e cores usadas de maneira consciente no desenvolvimento de projetos para o carnaval das escolas de samba. Essa exposição foi iniciativa do Curso de Graduação Tecnológica em Design de Carnaval, coordenado pelo professor Madson de Oliveira.

Para deixar a festa mais bonita, a ambientação recebeu um toque especial das mãos dos alunos do Curso de Graduação Tecnológica em Design de Interiores, responsável pela decoração do local e lounges. O trabalho foi coordenado pelos professores Ney Madeira e Nara Iwata. E a participação do curso não parou por aí. Os alunos da disciplina Cenografia, prepararam a exposição chamada “Confissões das Íntimas”, que indagava de uma maneira divertida como seria se as roupas íntimas falassem enquanto secam no banheiro.

E falando em diversão, o Curso de Design Gráfico – Animação e Ilustração Digital 3D mostrou, através de um vídeo, os trabalhos de animação feito por alunos e formandos.

O reitor da UVA, Mario Veiga de Almeida Júnior, esteve no evento e fez questão de destacar o quanto ficou orgulhoso com o resultado que viu. Ele disse que a idéia foi genial, já que pôde reunir todos os segmentos da Escola de Design da UVA, atingindo mais pessoas. “Essa foi a oportunidade de mostrar o que a Escola tem produzido de melhor, junto a um corpo docente de qualidade. Foi o primeiro evento nesse molde, mas vamos fazer outras vezes e com mais parceiros. Queremos transformar o Design em Movimento em um evento para a cidade do Rio de Janeiro”, garante.

Para o Diretor da Escola de Design da UVA, Sergio Andrade, a mudança no formato do evento, unindo todos os cursos da área, agregou valor ao trabalho. “Achei o Design em Movimento excelente”, simplifica. 

Confira os premiados:
Desfile de Jóias
1º lugar – Instalação Corporal Vida – Líliam Viviam
2º lugar – Brinco Aconchego – Cristina Mamed
3º lugar – Broche Violência e Paz - Camila Mamed

Desfile de Moda (1º período)
1º lugar – Daniela Hor – O Escaravelho
2º lugar – Maria Pia Nader – Rio São Francisco
3º lugar – Alice Ribeiro – Rânia O Ciúme

Desfile de Moda (2º período)
1º lugar – Carina Castro – Veneno de Cleópatra
2º lugar – Bruno Oliveira – Preto Profundo
3º lugar – Ana Carolina Andrade – Príncipe da Decadência

Desfile de Moda (3º período)
1º lugar – Aroldo Alexandre – Estrangeiro Carioca
2º lugar – Carolina Vanzo – Becos da Rua
3º lugar – Helena Rito – As calçadas Cariocas