UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Competição de robôs visa a integração entre cursos

Competição de robôs visa a integração entre cursos

04 de setembro de 2017

Workshop reuniu professores e alunos da UVA para experimentar o mundo da robótica

Com o avanço das tecnologias, os robôs ganharam espaço em todas as áreas profissionais e também nas salas de aula. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) promove a Batalha de Robô, um projeto que contará com os cursos de Engenharia, Jornalismo, Publicidade, Administração e Design. A reunião realizada na semana passada, no campus Barra, determinou prazos e o papel dos alunos nessa iniciativa.

O professor de engenharia da UVA, Antônio Carlindo, explicou que esse exercício extraclasse serve para preparar os estudantes para o que é exigido no mercado de trabalho.  “A inteligência artificial já é uma realidade e nós precisamos nos adaptar a isso”, destacou.

Os alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar em Jornalismo irão fazer reportagens sobre o evento, com a orientação da professora Maristela Fittipaldi. Presente na reunião, a orientadora contou sobre a experiência de elaborar um robô de Lego Mindstorms. “É muito divertido! É um trabalho que demanda qualidades e competências exigidas de um profissional de qualquer área”, explicou. Apesar de todos os desafios do projeto, Maristela afirmou que os alunos envolvidos irão se divertir com o processo.

Ao ser questionado sobre a execução do programa, o coordenador de Engenharia Mecânica e Civil, Marcio Suzano, explicou que o primordial é manter a integração entre alunos e professores durante todo desenvolvimento. “É importante que eles estejam atentos às tecnologias e possam desenvolver a sua criatividade”, destacou.

A Batalha de Robôs acontecerá no dia 5 de dezembro, o local ainda será definido, e contará com coberturas da Agência e da TV UVA.

*Texto produzido por Carolina Marinho, da Agência UVA, campus Barra