UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Capital fluminense recebe palestra sobre aves da Lagoa de Araruama

Capital fluminense recebe palestra sobre aves da Lagoa de Araruama

12 de abril de 2017

Diversidade de aves residentes e migratórias será apresentada para o Clube de Observadores de Aves do Rio

A importância da Lagoa de Araruama para aves migratórias e residentes será tema de palestra nesta quarta-feira, 12, durante encontro do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro. O professor Eduardo Pimenta, coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e o ambientalista Antonio Angelo compartilharão com os convidados experiências vivenciadas no ecossistema lagunar.

Os palestrantes são fundadores do Grupo de Observadores de Aves da Região dos Lagos, baseado na Veiga de Almeida, campis Cabo Frio, e já fizeram importantes registros fotográficos de espécies que frequentam o litoral fluminense, entre eles, o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), ameaçado de extinção. Parte dos registros estão disponíveis no livro Aves da Laguna Araruama - Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama. Além da beleza das imagens, o livro destaca a importância da Laguna de Araruama na rota de aves migratórias originárias de diversas regiões do planeta, registrando a presença e o comportamento de pássaros em ambientes às margens do maior espelho d’água hipersalino do mundo.

O professor Eduardo Pimenta lembra que a região tem atrativos de sobra para a prática do birdwatching, ou observação de aves, em tradução livre. A junção de diferentes ecossistemas torna a avifauna local diversificada e riquíssima, tanto pelas espécies nativas quanto as migratórias, que encontram um ambiente rico em alimentos e abrigo.