UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Campus Centro terá empresa júnior

Campus Centro terá empresa júnior

09 de junho de 2017

UVA Júnior está prestes a ser oficializada, após um ano de funcionamento

A empresa júnior do campus Centro está prestes a se oficializar, após um ano de trabalhos de consultoria. O serviço é oferecido pelos estudantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e já atendeu quatro clientes, além da realização de ações de responsabilidade social e promoção de palestras educacionais para fomentar o conhecimento em relação ao empreendedorismo.

Atualmente a UVA Júnior já realiza várias ações de prestação de serviços, embora não esteja reconhecida oficialmente “Os alunos entram em contato e visitam as empresas e negociam parcerias, ou seja, realizam o trabalho de uma consultoria. Demos entrada no cartório para registrar a empresa júnior do campus Centro e nas próximas semanas já estará funcionando formalmente”, conta o coordenador de Administração, Leonardo Fuerth.

A consultoria tem como clientes a Capitalismo Herdeiro, WAAH, Inki e Le Cabine e parceria com Casa Naara, além de parcerias com outras empresas júniores como a CIBUS e Auger, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada e gerida pelos alunos, a UVA Júnior aproxima o mercado de trabalho da universidade, além de realizar a gestão autônoma na elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos, tendo sempre orientação de professores ou profissionais da área.

Para o diretor acadêmico do campus Centro, Cláudio Fico, as empresas júniores funcionam como oportunidade de ampliar a rede de relacionamento dos alunos por conta da relação efetiva com o mercado de trabalho e permite que eles aprendam a estruturar os negócios da UVA Júnior com mais qualidade. “O objetivo é criar a integração dos estudantes de diversos cursos e difundir os conhecimentos adquiridos na Universidade para usar na prática com base no cenário do mercado de trabalho atual, por meio prestação de serviços”, comenta.

A UVA Júnior teve início em maio de 2016 com a finalidade de criar dentro do ambiente universitário uma disseminação do empreendedorismo voltada para ideias multidisciplinares e desenvolvimento de projetos, a fim de que todos os alunos possam se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, além de facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. “Os estudantes se organizaram em diferentes áreas de conhecimento. A primeira reunião realizada em sala de aula contou com 60 pessoas”, lembra Fuerth.

A empresa conta com alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistema de Informação e Engenharia de Produção. “A ideia de uma empresa júnior dentro do campus foi abraçada por todos os alunos e está bem representada, os estudantes são bem atuantes, mesmo tendo o desafio de trabalhar fora e também na empresa júnior. O entusiasmo e a vontade de inovar falaram mais alto”, conta Amanda Eloi, presidente do Comitê Gestor da UVA Jr..

Amanda tem a função de cumprir as normas de atuação da empresa, no que se refere a sua política de planejamento, estratégia, gestão de pessoas, relações institucionais, projetos, administração e finanças, além de estabelecer parcerias estratégicas para entidade que visem à consecução dos objetivos sociais. “Chegar no cargo em que me encontro foi uma questão de escolha entre os membros, pois desde que ingressei na Universidade sempre fui vista como representante de turma e por sempre querer tudo bem organizado e ser muito dedicada aos estudos fez com que meus colegas sempre me vissem como uma líder”, conta Amanda Eloi.


Texto produzido por Luiza Esteves, do Laboratório de Comunicação Corporativa

fotos da galeria