UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos de Engenharia Ambiental organizaram IV Semana do Meio Ambiente

Alunos de Engenharia Ambiental organizaram IV Semana do Meio Ambiente

26 de abril de 2018

Entre os temas discutidos estavam educação ambiental e as diretrizes do licenciamento ecológico

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizou entre os dias 16 e 20 de abril a IV Semana do Meio Ambiente. O evento foi organizado pela Comissão de Estudantes de Engenharia Ambiental (CEEA) com o apoio do coordenador do curso, Cezar Pires, e contou com a participação de profissionais e acadêmicos, com palestras, debates, minicursos e oficinas. A IV Semana do Meio Ambiente aconteceu em comemoração ao Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril.

Pires comemora mais uma edição do evento ressaltando a importância de compartilhar, ao máximo, os conhecimentos sobre a causa verde. “Estamos fazendo nosso dever de casa, divulgando os problemas e também os avanços do cenário ambiental brasileiro. Eventos como esse são ferramentas de educação e proporcionam enorme entusiasmo aos alunos envolvidos”. Pires revela que o grande mérito do sucesso do evento se deve ao trabalho dos estudantes da CEEA.

Brenda Souza, uma das integrantes da comissão, revela que a edição deste ano contou com uma novidade: os próprios alunos do curso escolheram os temas que seriam discutidos. “Tivemos a chance, por exemplo, de ofertar minicursos que ajudam na formação extracurricular dos estudantes”, destaca. Entre eles estavam o da confecção de sabão ecológico e da elaboração da composteira, recipiente destinado a decomposição do material orgânico, para uso pessoal.

Cada dia do evento era regido por um tema específico. Nos cinco dias da IV Semana do Meio Ambiente foram discutidos assuntos sobre recursos hídricos e saneamento ambiental, direito ambiental e sustentabilidade, entre outros. Pires revela que dedicou um dia do evento para os alunos. “Quis mostrar o que eles estão produzindo dentro do curso. Por isso foram expostos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e PIC UVA de alunos e ex-alunos, para ressaltar a importância da pesquisa e estimulá-la entre eles”, ressalta.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), em parceria com a CEEA, distribuiu mudas de plantas para toda a comunidade UVA durante dois dias do evento. Outra ideia da comissão foi a doação de alimentos não perecíveis como forma de ingresso para um dos minicursos. De acordo com os organizadores, foram arrecadados cerca de 20 Kg, que serão doados a uma instituição carente.


Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria