UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos de Design de Interiores revitalizam sala em hospital infantil

Alunos de Design de Interiores revitalizam sala em hospital infantil

29 de junho de 2012

O curso de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida foi convidado pela ONG Eu Me Importo para fazer a humanização da sala de emergência do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, que é mantido pela Prefeitura de Duque de Caxias.

O convite foi feito por intermédio da professora Adriana Albuquerque, que faz parte da ONG e também atua no hospital. A sala de emergência do hospital passou recentemente por reformas após o rompimento de uma tubulação no local.

Foi Adriana Albuquerque quem conseguiu, até agora, arrecadar materiais e atrair voluntários para ajudar na execução da reforma no hospital infantil. Segundo a coordenadora do curso de Design de Interiores do campus Tijuca da UVA, Nara Iwata, o papel de Adriana é fundamental, pois ela consegue agregar parcerias para o hospital, “que é muito carente”.

Nesta parceria, os alunos de Design de Interiores do campus Tijuca terão pela frente o desafio de humanizar a sala de emergência, que recebe cerca de 1200 atendimentos diários, por meio da pintura das paredes e de alguma ambientação. Tudo para tornar “o espaço mais humano, agradável e estimulante para os pequenos pacientes”, afirma à coordenadora.

Nara Iwata ressalta que, por ser muito carente, o hospital necessita de todo tipo de doação, desde poltronas para acompanhantes, pois muitas mães dormem no leito com seus filhos por falta de cadeiras, até livros e brinquedos, que por ficarem com as crianças durante o tempo que estão internadas, acabam sendo levadas pelas mesmas, já que muitas vezes elas não possuem em suas casas tais objetos.

A pretensão da coordenadora é trabalhar em projetos futuros no mesmo hospital, mas com mais tempo e planejamento, até mesmo para recolher mais doações. No projeto atual, os alunos envolvidos são do 1º período do curso, e já conta com cinco galões de tinta, fora o material de pintura.

A expectativa de Nara é poder contar com cerca de 15 alunos trabalhando em mutirão neste final de semana, para que na segunda os pacientes já recebam a emergência de “cara nova”. A professora acredita ainda que essa experiência engrandecerá os conhecimentos dos alunos adquiridos em sala de aula.

“O hospital não tem a menor condição de se manter, muito menos fazer melhorias no seu espaço físico. Ele depende desse tipo de iniciativa. Para o Curso de Design de Interiores e para os alunos é uma oportunidade de mostrar que a atuação do Designer tem um viés social”, afirma a professora.

Aqueles que tiverem o interesse em ajudar podem entrar em contato com a professora Adriana Albuquerque através do e-mail: [email protected].